O novo Uno? A Fiat trouxe ao Brasil duas unidades do Fiat Grande Panda, o modelo que promete renovar o segmento de carros compactos de entrada da marca italiana. Visto recentemente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com duas versões camufladas – uma em preto e outra mais clara –, o hatch de baixo custo veio da Sérvia e já está em testes pela Stellantis, antecipando uma versão nacional do modelo.
Com visual retrô e inspirado no clássico Uno e na primeira geração do Panda, o Grande Panda é projetado para ocupar uma posição importante no mercado, tanto na Europa quanto no Brasil. Na Europa, o modelo substitui o antigo Panda e lidera uma nova família de compactos da Fiat.
No Brasil, ele é considerado o sucessor do Fiat Argo e tem tudo para entrar no Top 10 do mercado de automóveis, consolidando-se como uma opção popular e prática. A proposta é unificar o mercado de compactos, substituindo também o Mobi, com uma aposta em um design honesto e atraente para o público brasileiro.
A estratégia da Fiat é ampla: além do hatch, a família Grande Panda incluirá versões como um SUV familiar com capacidade para sete ocupantes, um fastback e uma picape. Essas variações buscam atender diferentes perfis de consumidores. A picape compacta, por exemplo, ficará posicionada entre a Strada e a Toro, oferecendo uma opção intermediária para quem precisa de um veículo robusto e versátil.
Fabricados em Betim, os modelos serão equipados com os motores Firefly e GSE Turbo 1.0 e 1.3, além de contar com um sistema híbrido leve (MHEV) de 12V no motor turbo, o que proporciona maior economia de combustível e eficiência energética.
Com essa nova família de veículos, a Fiat mira no passado com os clássicos Uno e Panda, enquanto busca transformar o futuro do mercado automotivo. O Grande Panda tem o potencial de conquistar uma posição sólida no Brasil, levando acessibilidade e inovação ao segmento de compactos.
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