A Toyota anunciou o fechamento de sua fábrica em Indaiatuba, região da Grande Campinas, onde produzia o Corolla. No entanto, essa decisão abre portas para outras montadoras, especialmente as focadas em veículos elétricos e híbridos.
Uma dessas marcas é a chinesa NETA, que recentemente entrou no mercado brasileiro e já está de olho no espaço deixado pela Toyota. Com três modelos confirmados para 2024 e planos de expansão, a NETA considera a planta da Toyota como uma possível localização para sua produção nacional.
Henrique Sampaio, diretor de Marketing e Produto da NETA no Brasil, destacou a importância estratégica de uma fábrica pronta em São Paulo, como a de Indaiatuba. Segundo ele, a aquisição da planta da Toyota está sendo estudada.
Assim como outras montadoras chinesas, a NETA pretende adotar o processo CKD para fabricar seus carros, inicialmente com mais componentes importados, mas com planos de nacionalização a longo prazo. Isso pode representar uma oportunidade para a Toyota recuperar parte do investimento feito na unidade.
Além disso, para os trabalhadores da planta da Toyota, a chegada da NETA pode significar a chance de manter seus empregos em uma nova montadora na cidade. Com uma área de 1,5 milhão de m², a fábrica de Indaiatuba continua atraindo interesse e promete ser um ponto crucial para o futuro da indústria automotiva na região.
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