Confira abaixo algumas dúvidas sobre consumo diário e segurança esclarecidos pela AES Eletropaulo.
Por que o passarinho não toma choque quando encosta nos fios?
Porque os pássaros pousam com ambas as patas em um único condutor e, também, devido à distância que o animal tem entre as patas. Esse espaçamento é curto e insuficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos no mesmo fio
É mais rápido carregar o celular na tomada 220v?
NÃO. O tempo de carregamento é o mesmo, pois a voltagem de saída do carregador que efetivamente carrega a bateria se mantém igual.
Colocar roupa para secar atrás da geladeira estraga o aparelho?
SIM. Roupas úmidas dificultam a dissipação do calor, o que diminui a capacidade de resfriamento e causa desgaste no refrigerador, diminuindo a vida útil do aparelho. Além disso, há o aumento do consumo de energia.
É perigoso falar ao telefone quando o aparelho está carregando?
SIM. Por questões de segurança não é recomendado, pois a bateria pode atingir elevadas temperaturas e, ainda, pode provocar falha no equipamento.
Equipamento ligado em 220 V consome menos que em 110 V?
NÃO. O que determina o consumo de energia é a potência do aparelho e o seu tempo de utilização e não a tensão em que o equipamento está ligado.
É bom abrir a geladeira várias vezes ao dia?
NÃO. Quando a geladeira é aberta, o ar frio sai e o calor entra. Assim, o equipamento não consegue manter o interior gelado e aumenta o consumo de energia. Uma dica é retirar o máximo de produtos de uma vez só.
Chuveiro 220v esquenta mais?
NÃO. Os equipamentos ligados em 220v e 110v esquentam igualmente
O uso de benjamin em tomadas é mais seguro?
NÃO. Cada tomada é dimensionada para a passagem de determinada corrente de energia. Muitos aparelhos em uma mesma tomada pode ocasionar curto circuito.
Colocar garrafa de água em cima da caixa do relógio de energia reduz a conta de luz?
NÃO. Como dica para economizar energia, desligue sempre os equipamentos da tomada quando não estiver utilizando-os e substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou led. Elas consomem até 80% menos do que as lâmpadas convencionais.
Você sabia que o ouro é o melhor condutor de energia do mundo?
Se comparado ao cobre e alumínio – amplamente usados na distribuição de energia elétrica -, o ouro é melhor condutor, pois oferece menos obstáculos de resistência para passagem de corrente elétrica e também é mais resistente à corrosão.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98