A MEI ou Microempreendedor Individual é ideal para quem quer regularizar seus serviços, se tornando uma pessoa jurídica , com CNPJ e pagar taxas menores de tributação, além de ter benefícios, como previdência.
E para este tipo de empresa/empresário é fundamental ter uma máquina de cartão, para que as vendas cresçam de maneira exponencial e seja um diferencial contra a concorrência – pois, muitas vezes, o cliente não terá dinheiro em espécie para pagar por seu produto.
De acordo com o contador Rogério Mancilla, do escritório BM Contábil de Hortolândia, a Receita Federal analisa empresas até 5 anos atrás, e “muitas vezes o Microempresário está em seus 3 anos de atividades e não foi pego pela Receita”.
Mancilla afirma que já recebeu empresários em seu escritório em que a Receita Federal desenquadrou da Condição de MEI, e por não haver um acompanhamento de um profissional os impostos e obrigações fiscais estão sendo cobrados como uma empresa normal, com juros e multas referente ao período de atraso. Normalmente esses desenquadramentos são por excesso dos limite de faturamento, onde são cruzadas informações financeiras com o limite do MEI.
Porém, o Micro Empreendedor Individual precisa ficar atento ao limite mensal de faturamento, que é de R$ 6750,00 mensal e o anual que é de R$ 81 mil. Quem ultrapassar esses valores, corre o risco de ser autuado e até cobrar uma multa referente a 75% deste valor.
Verifique a quantidade de clientes seus que pagam com cartão de débito ou crédito para saber se valerá a pena investir nisso ou mesmo abrir uma Empresa de Pequeno Porte. E depois disso feito, encontre a máquina de cartão que se encaixe com o perfil de sua empresa e, normalmente, para fazer o pedido, você precisará ter em mãos:
- CNPJ, CPF, e identidade do titular do MEI
- Comprovante de residência
- Comprovante de endereço do MEI
O último lembrete é que você terá 3 opções para receber os pagamentos (e as taxas variam de acordo com o tipo de cartão):
- Débito: cai em até 1 dia útil
- Credito à vista: 30 dias após a venda
- Crédito parcelado: refere-se ao número dos parcelamentos
Caso você tenha extrapolado os limites de MEI, procure um contador para se orientar, e não se esqueça de ser honesto com ele, pois ele lhe mostrará a melhor forma de não cair nas mãos da Receita Federal.
BM CONTÁBIL
O escritório de contabilidade BM Contábil atua em diversos seguimentos, como Abertura de Empresa, Folha da Pagamento, Escrituração Fiscal, Assessoria Contábil, entre outros.
Rua Armelinda Espúrio da Silva, 289 – Jardim Nossa Sra. de Fátima, Hortolândia – SP, 13185-450
Telefones 19) 97406-0536 | (19) 3504-5906
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98