Outros

Marta e sua importância para o futebol feminino

A menina de Dois Riachos, interior de Alagoas, nunca imaginou que ganharia a admiração do mundo e que seria reconhecida como a figura mais importante do futebol feminino brasileiro. A atleta precisou encarar o preconceito de gênero desde a infância, quando o futebol era apenas uma brincadeira nos campos de barro da sua pequena cidade. Com um cenário desvalorizado no Brasil, Marta precisou mostrar seu talento fora do país e construiu sua carreira passando por diversos times.

Aos 20 anos, conquistou pela primeira vez o prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa. Sua primeira indicação havia sido ainda em 2003, quando surgiu para o futebol mundial aos 17 anos. Suas jogadas e criatividade em campo já chamavam a atenção dos amantes de futebol. Voltou a conquistar o título em 2007, 2008, 2009 e 2010, tornando-se a primeira jogadora do mundo a conquistar por cinco vezes o prêmio máximo individual do futebol, sendo cinco vezes consecutivas. Em 2018 levou o prêmio novamente e além de se destacar pelo profissionalismo, resolveu se engajar mais na causa da igualdade de gêneros no âmbito profissional.

Marta levanta questões importantes como o preconceito, a diferença de salários e patrocínios, a falta de divulgação e valorização que sofre o futebol feminino. Atualmente, o esporte tem sido encarado com mais seriedade e cada vez mais divulgado por canais midiáticos. Sua imagem, que já era forte e representativa, passou a servir como exemplo para as meninas que têm o sonho de viver do esporte e ainda precisam passar por condições lamentáveis.

Na seleção brasileira, junto a um time de mulheres talentosas, brilhou e deu espetáculo, chegando a ser comparada ao Rei Pelé. Porém, ainda não conquistou títulos importantes usando a ‘amarelinha’. Quem sabe a oportunidade não se concretiza nos jogos olímpicos de 2020, em Tóquio. Vamos torcer!

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...