A taxa de licenciamento é um tributo anual que deve ser pago pelos proprietários de veículos em todo o território brasileiro.
Em São Paulo, a emissão da guia de pagamento do licenciamento SP 2024 é feita pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Contudo, é comum que muitos motoristas percam ou extraviem a guia de pagamento original. Nesses casos, é possível emitir a segunda via do boleto pela internet, de forma rápida e simples. Neste texto, iremos abordar o passo a passo para a emissão da segunda via e esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto.
Impressão do documento
Para imprimir o documento de licenciamento, você deverá realizar o pagamento da taxa e depois acessar o site do Detran paulista. No entanto, também é possível utilizar o documento através do seu smartphone (Android ou iPhone).
A partir de 2020, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) se tornou 100% digital e não é mais enviado pelo correio.
Antes da impressão em si, pague todos os débitos do veículo (incluindo IPVA atrasado e quaisquer multas).
Como imprimir o documento de licenciamento
- Acesse o portal do Detran-SP e faça o login;
- Clique na aba “Veículos” e depois na aba “Seu documento”;
- Em seguida, acesse “Licenciamento digital (CRLV-e) – solicite, imprima ou salve seu documento digital”;
- Digite a placa, código Renavam e o código de confirmação (que será enviado para o seu número de celular);
- Imprima o licenciamento ou baixe-o em PDF;
Como baixar no smartphone?
Você precisará do aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”, disponível para celulares iOS (iPhone) ou Android (não importa o modelo). Confira o passo a passo:
- Após pagar o Licenciamento, baixe o app CDT em seu celular;
- Abra o CDT e faça seu login;
- Na primeira tela, toque a opção “Veículos”;
- Toque em “Adicionar um CRLV”;
- Digite o número do Renavam e o código de segurança do CRV;
- Pronto! O documento estará disponível no celular, inclusive para consulta offline;
O aplicativo permite que o proprietário do veículo possa compartilhar o documento com até 5 pessoas para que elas tenham acesso ao documento também no seu aplicativo.
Para tanto, é só abrir o CRLV-e, tocar em “Compartilhar” e informar o CPF do beneficiado.
Em suma, a emissão da segunda via da guia de pagamento da taxa de licenciamento em São Paulo é um processo simples e acessível para todos os proprietários de veículos que precisam regularizar a situação do seu automóvel.
Além disso, é importante lembrar que o pagamento da taxa de licenciamento é obrigatório em todo o Brasil, e não apenas em São Paulo, sendo um compromisso anual que deve ser cumprido pelos motoristas. Portanto, é fundamental ficar atento ao calendário de Licenciamento no Brasil 2024 e manter-se em dia com as obrigações fiscais, evitando multas e transtornos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98