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Influenciador digital: advogado alerta para responsabilidades legais da profissão

28 de outubro de 2024
in Outros
Prêmio Influenciadores Digitais tem votação prorrogada até 15 de maio

Na última semana, mais um influenciador foi denunciado ao Ministério Público por divulgar jogos de azar. No caso, a influenciadora e dançarina Thais Carla, que tem mais de 3,5 milhões de seguidores no Instagram, foi acusada de divulgar regularmente o chamado “jogo do tigrinho”.

O caso alimenta do debate sobre a responsabilização desses influenciadores pelos conteúdos publicados. Porém, as responsabilidades legais desses profissionais vão muito além, conforme explicou o advogado Felipe Granito, do Granito Boneli Advogados, em entrevista ao podcast GKPBcast.

Nova e extremamente dinâmica, a profissão de criador de conteúdo e influenciador digital requer uma série de cautelas. É muito comum nesse meio que a carreira se desenvolva tão rapidamente que o processo de profissionalização acaba sendo negligenciado.
 

Para que o sonho de ser um criador de conteúdo não se transforme em um pesadelo, é fundamental seguir um caminho digital responsável. “Isso envolve não apenas a divulgação cuidadosa do que se compartilha, mas também a declaração dos ganhos obtidos nesse universo digital, entre outras reponsabilidades legais que o profissional deve estar atento desde o início”, afirma Granito.
 

O advogado alerta que muitos influenciadores ainda não compreendem que essa nova forma de geração de renda precisa ser tratada como um negócio estruturado. “Os influenciadores começam a ganhar dinheiro rapidamente, mas gastam da mesma forma, sem a preocupação necessária com a gestão dos recursos. É crucial declarar o imposto sobre os ganhos, estabelecer uma estrutura societária e estar ciente dos cuidados financeiros que devem ser tomados. Uma campanha pode gerar valores elevados, mas se o influenciador gastar tudo sem planejamento, os problemas surgem depois, como dívidas exorbitantes com o governo por impostos não declarados, multas, e tudo o que conquistaram pode ser penhorado”, alerta o advogado.

Sobre a responsabilidade pelos conteúdos publicados, o advogado é enfático: o influenciador digital é responsável pelo que divulga, quanto maior a influência, maior a responsabilidade. “O dinheiro está mudando de mãos; os influenciadores ganham cada vez mais e têm um impacto significativo no poder de compra das pessoas. Não é à toa que grandes marcas estão investindo mais em influenciadores do que na mídia tradicional, pois o impacto econômico é infinitamente maior”, pontua.
 

Embora não exista uma legislação específica que regulamente essa nova profissão, Granito explica que existem leis amplas que se aplicam, como o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. “O influenciador realiza um ato de publicidade e, portanto, tem responsabilidades em relação ao que divulga. Afinal, a internet não é um mundo sem leis. Ele pode ser responsabilizado nas esferas civil, penal e trabalhista por suas ações”, afirma.
 

Um exemplo é o processo em andamento contra o cantor Gusttavo Lima e o jogador Neymar por divulgarem sites de apostas, as chamadas bets. “Nesse caso, tanto a empresa quanto as pessoas contratadas para divulgar respondem legalmente”, complementa Granito. O caso em questão foi aberto por um cidadão que afirma ter perdido todo o seu patrimônio em uma casa de apostas após assistir a vídeos promocionais feitos por Neymar e outras celebridades, que também respondem ao processo.
 

Para evitar problemas como esse, é fundamental que o influenciador digital conte com assistência jurídica, a fim de se proteger de surpresas negativas que possam surgir no mundo digital. “Antes de fechar um contrato, é essencial analisar o produto: verificar se ele possui processos de justiça, se é lícito e regulamentado. Um bom contrato deve ser redigido com cláusulas bem definidas, estabelecendo limites de tempo de uso da imagem e níveis de exposição. É burocrático e pode parecer chato, mas é muito menos penoso do que enfrentar um processo judicial ou perder tudo por divulgar uma marca de má reputação”, diz Granito.
 

O advogado complementa afirmando que analisar o contrato é um processo relativamente rápido, que pode ser resolvido em poucas horas, e que essa burocracia é preferível às consequências legais que isso pode trazer. “O governo está atento ao movimento crescente desse novo mercado. Se um influenciador começa a depositar 100 mil reais por mês em sua conta pessoal sem declarar, sem abrir uma empresa e sem emitir notas fiscais, o imposto que ele deveria pagar gira em torno de 30%, ou seja, 30 mil reais. Ao longo de um ano, essa dívida pode aumentar para 300 mil. Quando cai na malha fina, ele enfrenta multas e juros; em um processo de execução fiscal, tudo o que ele adquiriu pode ser penhorado para pagar as dívidas”.
 

Por outro lado, quando o influenciador se formaliza ao abrir uma empresa — que pode ser uma empresa de intermediação de negócios, marketing, entre outras opções — ele passa a emitir notas pelos serviços prestados e a pagar impostos sobre o Simples Nacional, o que resulta em um custo muito menor. Dependendo do patamar da empresa, ele pode adquirir patrimônio gradativamente. Um bom planejamento societário e uma organização patrimonial adequada ajudam a melhorar a carga tributária.
 

“A formalização permite influenciar a aplicação de seus ganhos, e a distribuição dos lucros facilita o acesso a uma tributação reduzida. No entanto, é importante estar atento: no caso do MEI, por exemplo, existe um limite de faturamento. Ao ultrapassar esse valor, será necessário migrar para outro tipo de empresa”, destaca. Atualmente, o limite de faturamento do MEI é de R$81 mil no ano.

Sobre o Granito Boneli Advogados

O Granito Boneli Advogados é um escritório formado por profissionais com ampla expertise em Direito Público e Privado, com foco em Direito Empresarial. Oferece assessoria jurídica personalizada e completa, projetada de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, abrangendo diversos campos de atuação, como Crise Financeira e Recuperação Empresarial, Direito Tributário, Contratos Empresariais, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Direito Imobiliário, Relações de Consumo e Direito Trabalhista. Reconhecido nacionalmente por diversas organizações de classificação técnica da advocacia e certificado pela ISO 9001, o escritório possui sede em Campinas (SP) e filiais em Cuiabá (MT), São Luís (MA) e Florianópolis (SC).

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Tags: Influenciador digitalresponsabilidade
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