O Hyundai Ioniq 5 já está disponível no site oficial da marca e se destaca em um novo vídeo promocional. Sua chegada ao Brasil marca um momento significativo, refletindo as mudanças na parceria entre a Hyundai Brasil (HMB) e a Caoa, anunciadas no ano passado.
Essas mudanças facilitaram a importação de modelos globais mais atualizados e impulsionaram a eletrificação da linha no país. Com isso, o Ioniq 5 e o novo Kona (que deverá chegar apenas no próximo ano) ganham destaque. O Ioniq 5 se apresenta como o primeiro carro elétrico da Hyundai no Brasil, uma evolução em relação ao Kona EV, que já era comercializado pela Caoa Hyundai.
Construído na inovadora plataforma E-GMP, dedicada exclusivamente a veículos elétricos, o Ioniq 5 oferece um sistema elétrico de 800 volts em algumas versões e a função de carregamento externo, um diferencial no mercado.
Design e Conforto
Com um design robusto que combina linhas retas e vincos definidos, o Ioniq 5 apresenta uma estética moderna. Embora tenha dimensões de hatchback (4,63 metros de comprimento e 3,0 metros de entre-eixos), a Hyundai posiciona o modelo como um SUV, considerando sua altura de rodagem e proposta de uso.
No interior, o Ioniq 5 segue a tendência minimalista típica dos carros elétricos, destacando-se pela tecnologia embarcada. O painel possui duas telas de 12 polegadas, uma para instrumentação e outra para o sistema de informação e entretenimento. O ambiente interno é aconchegante, com tons claros e materiais sustentáveis, incluindo revestimentos feitos de materiais reciclados e de origem vegetal.
Especificações e Expectativas
A expectativa é que o Ioniq 5 chegue ao Brasil em sua versão topo de linha, equipada com baterias de 72,6 kWh e dois motores elétricos, oferecendo um total de 305 cv de potência e 61,7 kgfm de torque. Embora ainda não haja confirmação oficial, a autonomia esperada varia entre 400 e 450 km segundo o padrão do Inmetro, enquanto pelo ciclo WLTP, pode alcançar cerca de 500 km.
Recentemente, a Hyundai também anunciou um investimento significativo de US$ 1,1 bilhão (aproximadamente R$ 6 bilhões) para modernizar sua linha de produção e desenvolver veículos híbridos, elétricos e, futuramente, movidos a hidrogênio verde no Brasil.
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