A Hyundai ignorou a frase da sabedoria popular “não se mexe em time que está ganhando” e apresentou mudanças significativas na linha HB20 2023, como na grade frontal, faróis e lanternas, para-choque dianteiro e traseiro, para-lamas, capô e rodas.
Em 2020 o Chevrolet Onix liderou com folga o segmento: foram quase 50 mil unidades vendias a mais que o segundo colocado, justamente o Hyundai HB20. Mas em 2021 o jogo virou e o modelo da montadora sul-coreana tomou a liderança – e deve repetir em 2022, pois até o mês de novembro segue como líder de vendas.
A linha HB20 2023 é oferecida nas versões Sense, Comfort, Limited, Platinum e Platinum Plus, essa última que o Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar.
De acordo com a versão, ela pode ser equipada com motor Kappa 1.0l 12V Flex com até 80 cavalos de potência e transmissão manual de cinco velocidades ou motor Kappa 1.0l Turbo GDI 12V Flex com até 120 cavalos de potência – podendo ter transmissão manual de cinco velocidades ou automática de seis velocidades.
Na motorização também estão disponíveis alavancas para troca de marchas no volante e o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente em situações de parada para reduzir o consumo de combustível e emissões de gases poluentes.
No novo design, a dianteira tem uma nova grade frontal com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e versão em LED, para-choque que abriga as luzes de seta e para-lamas e capô mais horizontais.
A traseira traz lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado. O novo para-choque conta com elementos em preto fosco, as novas lanternas traseiras são em LED, as luzes de seta e de ré estão posicionadas nos para-choques e a tampa do porta-malas está maior.
HB20 – Interno
Internamente, as cores são predominantemente escuras. Exclusivamente para a versão Platinum Plus, os bancos contam com uma mistura de couro e tecido pretos com outros elementos revestidos em couro, como o volante, manopla, apoio de braço no console central e acabamento das portas.
A central multimídia blueMedia vem com tela de oito polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple CarPlay e botão para acionamento do comando de voz no volante.
A linha conta com um amplo pacote tecnológico, que prioriza a segurança ao acrescentar novas funções ao SmartSense, pacote de segurança avançada de série em todas as versões.
Um dos destaques é a nova função de Assistente de Centralização em Faixa (LFA), que monitora a posição do veículo em relação a sinalização horizontal de trânsito e em relação ao veículo a frente e atua de forma autônoma no volante para manter o HB20 2023 centralizado na faixa de rodagem, sempre como suporte ao motorista, que deve se manter atento e em condições de reagir as mudanças do trânsito todo o tempo.
O LFA atua em conjunto e é uma extensão do Assistente de Permanência em Faixa (LKA), que emite sinais sonoros e eventualmente atua de forma autônoma no volante ao identificar que o carro está trocando de faixa de forma imprevista, para reduzir o risco de uma eventual colisão.
Disponível na versão Platinum Plus, o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA), ajuda a evitar colisões ao sair de ré de uma vaga, usando radares que detectam quando um obstáculo se aproxima, emitindo avisos sonoros e visuais e até mesmo aplicando os freios de forma autônoma, se necessário.
O Assistente de Ponto Cego (BCA) usa sensores para indicar ao motorista a existência de veículos nos pontos cegos. Essa indicação é feita diretamente nos espelhos retrovisores externos. O BCA é uma função ativa, e, se necessário, pode automaticamente controlar o veículo, reduzindo o risco de colisão ao mudar de faixa.
Outro alerta inédito é o de Saída Segura (SEW), que busca prevenir acidentes que podem ser causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. O sistema emite um aviso se um carro, ao se aproximar por trás, for detectado no momento que o motorista ou passageiro abra a porta para sair.
Além disso, o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), também presente na configuração Platinum Plus, atua na prevenção de acidentes, primeiro alertando o motorista com alertas visuais e sonoros sobre potenciais riscos à frente, reduzindo a velocidade automaticamente, e até mesmo parando completamente o veículo. Uma novidade do novo HB20 2023 é que o FCA passa a detectar também ciclistas, além de pedestres e outros veículos adiante.
Outros recursos disponíveis são o Alerta de Presença nos Bancos Traseiros (ROA), Detector de Fadiga (DAW), o Farol Alto Adaptativo (HBA) e o Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).
Como equipamentos de série em todas as versões, a linha HB20 2023 conta com seis airbags, incluindo laterais de cortina. Também fazem parte da lista freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
Dentro da cabine, completam o pacote-padrão cintos de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, ISOFIX, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas, em caso de acidente.
Com o sistema de carro conectado Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade de conectar o Android Auto e Car Play sem fio, o consumidor estará confortável e conectado onde quer que esteja.
O novo Supervision Cluster, disponível a partir da versão Platinum, é um painel de instrumentos totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e possibilita a configuração de itens de segurança e conforto, potencializando a experiência premium no carro. Além disso, para a versão Platinum Plus, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade.
Outro destaque é o recurso de Partida Remota, que equipa as configurações Platinum e Platinum Plus. Essa tecnologia dá ao consumidor a conveniência de ligar o motor e climatizar o carro a distância, pressionando na chave o botão de partida remota antes de chegar ao veículo. Para ligar o motor, o cliente deve pressionar o botão para travar as portas do carro e em seguida manter pressionado o botão de partida remota por três segundos.
O botão de Partida Remota fica na chave presencial, que também permite o travamento e destravamento das portas por proximidade, pelo toque de um botão na maçaneta, e a partida do motor por botão no painel.
Para atender as demandas de um público cada vez mais conectado, seja via celulares ou outros aparelhos eletrônicos, a linha HB20 2023 passa a contar com até 3 entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido da bateria, das quais um está disponível para os passageiros traseiros. Também está disponível a opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado.
Os recursos de controle de cruzeiro e limitador de velocidade se tornam padrão para todas as versões. Já para as versões Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro, e também a função de acendimento automático dos faróis.
A linha HB20 2023 está disponível em seis cores: Branco Atlas e Preto Ebony, nas cores sólidas, Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, nas pinturas metálicas, e o tom perolizado Sapphire Blue.
Confira um vídeo com o Hyundai HB20 2023 em
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98