O novo Honda City Hatchback tem como principais concorrentes no mercado brasileiro os Toyota Yaris e o Volkswagen Polo. Considerando o início das suas vendas em março desse ano, o modelo apresenta relativo sucesso.
Embora em nenhum mês ele tenha superado em vendas o concorrente Yaris, venceu com folga do Polo – vale destacar que o modelo da fabricante alemã teve um facelift e pode ser que o Honda City Hatchback tenha um concorrente mais forte em 2023.
Considerando os emplacamentos até o mês de setembro, o Toyota Yaris teve quase 19 mil unidades comercializadas, o Honda City Hatchback quase 12 mil e o Volkswagen Polo pouco menos de 2.500 unidades.
Vale lembrar que o City Hacthback tem a difícil missão de substituir no Brasil o modelo Fit, que a Honda, numa mudança estratégica, tirou de linha. O Fit em 2019 vendeu quase 25 mil unidades em em 2020 cerca de 13 mil unidades.
O City Hatchback é oferecido nas versões EXL, que tem preço a partir de R$ 121.200,00 e Touring, que tem preço a partir de R$ 130.700,00 e que o Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar.
Ambas são equipadas com motor aspirado 1.5 16V DI DOHC i-VTEC, que tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina e não faz você sentir falta de um turbo – embora, claro, fica sempre a expectativa que a Honda disponibilize uma versão com esse motor.
O câmbio que completa a motorização é o CVT, que traz o Step-shift, que atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo, a central de gerenciamento eletrônica coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando exatamente a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade.
Conta também com o EDDB – Early Down-shift During Braking, que em situações de descida, que notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. A ação é automática e amplia a segurança sem afetar o consumo.
Seu design conta com faróis e lanternas com uso de LED e layout de aspecto high-tech. Na versão topo Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. A versão de entrada conta com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.
As rodas nas duas versões são de liga leve, com aro de 16 polegadas. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos são fixados na porta, o que resulta em melhora no campo de visão.
No interior, todos os pontos de contato com motorista e passageiros têm superfície agradável ao toque. As versões contam com o Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de sete polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.
O Magic Seat, exclusivo sistema de modularidade interna da Honda, com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição.
A linha Honda City é a primeira da marca produzida no Brasil a embarcar o Honda SENSING, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução. Ele tem cinco funções: ACC – Controle de cruzeiro adaptativo; CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão; LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa; RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista; e AHB – Ajuste automático de farol.
Além do Honda SENSING, disponível na versão Touring, o modelo traz diversos outros itens de segurança em todas as versões, como: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros. O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível na versão Touring.
O modelo é oferecido nas cores Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio, Preto Cristal, Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno (perolizadas). Para todas as cores, o interior será preto.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
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