Diante da volatilidade dos preços do petróleo, estão sendo estudadas novas alternativas para garantir a independência dessa commodity, sendo uma delas o desenvolvimento da gasolina totalmente sustentável.
Desde que os efeitos prejudiciais dos combustíveis fósseis para o meio ambiente foram descobertos, a busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis tornou-se uma prioridade global. A gasolina sustentável é uma alternativa que não depende do petróleo e oferece diversos benefícios, porém também possui desvantagens a serem consideradas, segundo o site Olhar Digital.
A gasolina sustentável é um combustível limpo e independente do petróleo, que pode ser produzido principalmente a partir do hidrogênio, mas também a partir de plantas, resíduos de alimentos e outras matérias-primas renováveis. Essas substâncias são fermentadas e convertidas em álcool, que é refinado para se transformar na nova gasolina.
Apesar das vantagens econômicas e ambientais desse novo tipo de combustível, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente em relação aos custos de produção. Em uma entrevista, o engenheiro Everton Lopes destacou as dificuldades enfrentadas nesse processo.
O principal obstáculo está relacionado à obtenção de hidrogênio, um componente essencial na produção do combustível sustentável. Atualmente, extrair hidrogênio da atmosfera é um processo dispendioso, e uma das esperanças para reduzir os custos está na utilização da eletrólise, que consiste em separar o hidrogênio da água por meio do uso de grandes quantidades de eletricidade, em vez de extrair o hidrogênio diretamente do ar.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98