O modelo que desembarcou na nossa garagem durante a última semana foi a picape Ford Maverick, que é comercializada no Brasil nas configurações Lariat FX4, primeira versão que chegou ao País e que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar, e a Lariat Hybrid, que chegou depois para completar o portfólio.
Quando a Ford anunciou que iniciaria as vendas da picape Maverick no Brasil no início de 2022, por algum momento o mercado imaginou que finalmente Fiat Toro, líder absoluta de vendas, teria uma concorrente em pé de igualdade. Essa concorrência acontece apenas nas versões topo de linha – e hoje ainda tem a Ram Rampage disputando espaço.
Com preço a partir de R$ 225 mil, a Ford Maverick disputa mercado com a Fiat Toro Ultra Turbodiesel 4×4 AT9, com preço a partir de R$ 213 mil e a Ram Rampage, com preço a partir de R$ 250 mil. Como se vê, tem picape compacta média para todos os gostos e bolsos.
A versão que conhecemos e avaliamos é equipada com motor 2.0 EcoBoost de 253 cavalos de potência, transmissão automática de oito velocidades, tração AWD inteligente, cinco modos de direção e aceleração de 0 a 100 km/h na casa de sete segundos.
A linha Maverick traz os elementos de estilo da família de picapes da Ford, como capô imponente, silhueta quadrada de superfícies limpas e sólidas e rodas posicionadas para fora da carroceria. A linha de cintura e o centro de gravidade mais baixos facilitam o acesso à cabine e à caçamba. Esse desenho amplia também a área envidraçada, aumentando a interação dos passageiros com o ambiente externo.
Os faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra são outra assinatura das picapes Ford. A parte inferior do para-choque, na cor preta, incorpora dois ganchos de reboque funcionais. A traseira com uma barra conectando as duas laternas também é característica da linha. O distintivo Lariat na lateral e o emblema FX4 na traseira identificam a versão avaliada. Já a placa de licenciamento traseira foi deslocada para a direita para atender o padrão Mercosul.
A caçamba traz o sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios. A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores. Sua capacidade de carga é de 617 quilos e a caçamba comporta 943 litros.
O interior combina tons escuros, cinza e ocre e tem detalhes cobreados nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.
Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em oito posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual em seis posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade. Entre os vários porta-objetos, o destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, totalmente vedado, que permite transportar até itens molhados.
O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.
O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente, acomodada também pelo desenho das portas. Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete.
Os modos de condução Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso. Suas rodas de 17” com pneus todo terreno 225/65 R17 garantem ótimo desempenho também nas trilhas.
Outra vantagem da Maverick é a economia de combustível: faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. O sistema start-stop e a grade dianteira ativa contribuem para a sua eficiência categoria A do Inmetro.
A Maverick traz soluções desenvolvidas a partir das necessidades do cliente. O teclado para abertura da porta instalado na coluna B, por exemplo, pode ser usado quando se quer dar um mergulho sem levar a chave.
A picape Ford Maverick é equipada com direção elétrica, ar-condicionado de dupla zona, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, estepe de tamanho normal, alarme perimétrico com imobilizador e janela traseira com acionamento elétrico.
Além da conectividade FordPass Connect para comandos, informações e alertas remotos pelo celular, a Maverick vem com faróis de LED automáticos, sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, auto start-stop, multimídia SYNC com tela de oito polegadas, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e teclado para abertura das portas por código, entre outros equipamentos.
O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme e funcionamento, acessar o manual do proprietário e agendar serviços nas concessionárias pelo celular.
No quesito segurança, destaque para o assistente de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, que pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído – acima disso, reduz o impacto. O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.
Ela também vem com frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Mercado aguarda com expectativa o lançamento da picape média Fiat Titano
A Stellantis vem ampliando sua ofensiva de produtos para o mercado brasileiro e da América Latina e a grande novidade desse primeiro trimestre é a picape Fiat Titano, que contará com o Hojemais Araçatuba na apresentação do produto para a imprensa em março.
Com nome inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder, vai concorrer com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.
Mercedes-Benz apresenta o novo Classe E para o mercado brasileiro
A Mercedes-Benz apresentou o Classe E, o primeiro automóvel da linha no Brasil equipado com o serviço Mercedes me Connect, que proporciona uma interatividade e conectividade única entre o usuário e o automóvel.
O modelo traz em seu sistema de entretenimento MBUX a qualidade sonora de Áudio Espacial do Apple Music com suporte a Dolby Atmos. E em conjunto com o serviço Mercedes me Connect, o usuário poderá acessar suas músicas direto do aplicativo pré-instalado no automóvel e aproveitar o melhor de todas essas inovações.
Volkswagen revela detalhes do showcar Virtus Cabrio
A Volkswagen escolheu o Virtus para um projeto especial, que o transformou em um veículo exclusivo: o Cabrio, unidade que mescla atributos das versões Highline e Exclusive, com exterior pintado na cor Azul Biscay, rodas 18 polegadas com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto e motor 250 TSI atrelado ao câmbio automático de seis marchas.
Para a criação do carro-conceito foi feita a remoção do conjunto do teto. A partir daí, com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo, no sentido de alcançar uma boa rigidez.
Renault reduz novamente o preço do Kwid E-Tech
A Renault fez uma redução no preço do Kwid E-Tech para R$ 99.990,00, o que faz do modelo o elétrico mais acessível do portfólio da fabricante no mercado brasileiro.
O modelo é equipado com uma motorização elétrica que acelera de 0 aos 50 km/h em apenas 4,1 segundos e tem autonomia de 185 quilômetros, segundo o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Aston Martin revela o potente e exclusivo Vantage
A Aston Martin apresentou o Vantage, modelo esportivo focado no piloto e projetado para proporcionar o máximo de emoções com a máxima confiança, suas entregas se iniciam no segundo trimestre e ainda não tem preço definido para o mercado brasileiro.
Equipado com um motor V8 biturbo de 4 litros, o Vantage tem 665 cavalos de potência, 800 Nm de torque e transmissão automática ZF de oito velocidades, capaz de acelerar o esportivo de dois lugares a uma velocidade máxima de 325 km/h e levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
São Paulo ganha hub de recarga para até 20 veículos simultaneamente
A Enel X inaugurou seu primeiro hub de recargas na capital paulista, localizado no estacionamento do Shopping SP Market, na Avenida das Nações Unidas. É o maior hub de energia dentro de um shopping center no Brasil e tem capacidade para recarregar até 20 veículos simultaneamente.
“O impacto desse hub de recarga é essencial para o desenvolvimento e a evolução da eletrificação no Brasil. Ao disponibilizar mais eletropostos, reforçamos a confiança do consumidor na aquisição de veículos elétricos e participamos ativamente na remodelação do perfil de consumo, oferecendo um novo espaço que combina segurança, conforto e rapidez na recarga”, afirma Francisco Scroffa, diretor geral da Enel X.
ZF lança programa para aumentar o índice de contratação de aprendizes
A ZF lançou este ano o programa de desenvolvimento “Empodera Jovens”, com a finalidade de fortalecer a qualificação profissional para aprendizes em todas as plantas do Brasil. “Temos um compromisso social com a educação e com as comunidades onde estamos inseridos. Por meio do ‘Empodera Jovens’, oferecemos aos jovens aprendizes uma experiência de desenvolvimento complementar à oferecida pela instituição formadora, capaz de integrar tanto aspectos profissionais, como sociais” afirma Ana Carolina Gonçalves, Vice-Presidente de Recursos Humanos para a América do Sul.
Nova geração do Porsche Taycan chega ao Brasil em 2025
A Porsche atualizou a linha Taycan e confirmou que nova geração chega ao Brasil em 2025. As novas versões têm mais potência, maior autonomia, aceleração mais rápida e carregamento mais rápido.
O modelo será oferecido em três opções de carroceria, com diferentes modificações: sedã esportivo Taycan; o versátil Taycan Cross Turismo, disponível com pacote off-road; e, em mercados específicos, o Taycan Sport Turismo. Em cada modelo, quatro opções de motorização estarão disponíveis.
Mercedes-Benz comemora 70 anos de lançamento do 300 SL Coupé
Há 70 anos a Mercedes-Benz surpreendeu o público mundial com um modelo completamente inesperado: o 300 SL. Uma característica singular eram as portas com abertura em forma de asa de gaivota, únicas em um veículo de produção na época.
Os 300 SL “Asa de Gaivota” e Roadster atraíram clientes e fãs em todo o mundo. Foram produzidas 1.400 unidades do 300 SL Coupé entres os anos de 1954 a 1957 e 1.858 da versão Roadster.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98