Durante o ano de 2022 foram emplacadas no mercado brasileiro 63 mil picapes compactas-médias, sendo que desse montante 49,6 mil foram Fiat Toro. Fecham o pódio Renault Oroch com 12 mil e Ford Maverick com 1.380.
Com quase 80% de participação desse mercado a picape da Fiat mostra que é realmente um grande sucesso. Mesmo com a chegada da Chevrolet Montana, a Toro deve seguir liderando, pois será a única a oferecer opção de motorização diesel, como é o caso da versão Ranch, que o Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar.
A linha Fiat Toro 2023 conta com cinco versões, assim distribuídas: Endurance e Freedom com motorização flex; Volcano com motorização diesel e flex; e Ranch e Ultra com motorização diesel. Como se vê a ampla variedade de opções, que atendem diversos públicos, certamente é um dos sucessos do modelo e deve fazer o modelo seguir “nadando de braçada”, expressão popular para quem tem o caminho livre pela frente.
O motor flex que equipa as versões Endurance, Freedom e Volcano é turbo com 185 cavalos de potência e 270 Nm de torque quando abastecido com etanol e câmbio automático de seis velocidades com tração 4×2.
Já as versões Volcano, Ranch e Ultra equipadas com o motor diesel de 170 cavalos de potência, sempre com tração 4×4, são equipadas com o câmbio automático da alemã ZF de nove velocidades.
A Stellantis fez poucas modificações na linha Fiat Toro 2023, como no volante, que está com o visual mais sofisticado, e atualização do iTPMS, indicação individual do pneu com baixa pressão que mostra exatamente qual dos pneus está com pressão abaixo do que deveria. Outra novidade é a adição da Fiat Flag como etiqueta nos bancos, que deu sequência ao brand design da marca que aparece até em pequenos detalhes.
No mercado desde 2016, é preciso afirmar: a Fiat Toro transformou o mercado brasileiro de picapes com o conceito SUP, ou Sport Utility Pick-up, que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total.
A linha Toro 2023 conta com um novo capô com fortes vincos, para-choques com bulbar integrado e o reposicionamento da marca Fiat chega ao modelo com o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal, que tem elementos diferenciados na Ranch, conferindo ainda mais exclusividade à versão avaliada.
Na lateral destaque para a novas rodas de liga leve, exclusivas para cada versão, linha de cintura elevada e largas caixas de roda. Na traseira segue a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.
Interior Fiat Toro
No interior o painel de instrumentos conta com um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.
Para ampliar a conectividade a picape vem com carregador de smartphone sem fio, central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado.
A linha Fiat Toro 2023 vem com itens de tecnologia, como o ADAS – Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, que conta com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.
Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis e Cluster Full Digital 7’’.
Texto e Fotos: Sérgio Dias
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98