Bebida mais popular do Brasil, a cerveja passa agora a ter uma versão exclusiva para cães. Trata-se da Dog Beer, a primeira cerveja para animais da América Latina, idealizada pelo empresário Marco Melo e envasada em embalagem da Owens-Illinois, maior fabricante de embalagens de vidro do mundo.
Com sua postura de apoiar microcervejarias, a Owens-Illinois foi escolhida para fornecer a garrafa, que pode ser encontrada em embalagem de 355 ml e tem um design similar ao das embalagens de cerveja tradicional para humanos.
“Temos experiência em trabalhar com microcervejarias e empreendedores que estão investindo em novidades no mercado. A Dog Beer é uma inovação, por se tratar do primeiro petisco líquido em toda a América do Sul e toda inovação é sempre um desafio, mas para nós é muito gratificante saber que através de nossas embalagens e serviços damos o apoio necessário a quem pretende crescer nesse segmento”, afirma Alexandre Cardoso, gerente da categoria cervejas da O-I.
Segundo José Gonçalves Antunes, engenheiro químico chefe da equipe que desenvolveu a Dog Beer, para sua produção são necessários apenas dois tanques, enquanto para as cervejas tradicionais são usados quatro. O processo é interrompido no segundo tanque para evitar a fermentação do produto e para que não seja adicionado o CO2, e nesse momento é adicionado o extrato de carne. A formulação foi desenvolvida em parceria com o Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas do Senai do Rio de Janeiro, único polo de formação de mestres cervejeiros da América Latina.
Para chegar ao resultado desejado, um grupo formado por veterinários e especialistas em cerveja dedicaram três anos de estudos, com o intuito de criar uma bebida rica em nutrientes, como sais minerais, aminoácidos e vitaminas do complexo B. Uma das preocupações da equipe era fabricar um produto semelhante à cerveja consumida por humanos e que fosse nutricionalmente rica.
A Dog Beer pode ser encontrada em Pet Shops, Empórios, Supermercados e Lojas de Conveniência das regiões Sudeste, no estado de Goiás e DF, no sabor carne, com preço médio de R$ 9,90. Animais acima de 4 quilos podem consumir uma garrafa por dia, enquanto aqueles abaixo desse peso podem ingerir até 1/2 garrafa. A cerveja pode ser servida gelada ou na temperatura ambiente, respeitando os hábitos alimentares dos animais. No segundo semestre a empresa lançará a Cat Beer, numa nova garrafa também exclusiva da O-I, para os amigos felinos.
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