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Correios – Achados e Perdidos tem milhares de documentos que aguardam retirada em 2023

Com as festas de fim de ano, é muito comum a perda de documentos pessoais. Para ajudar o cidadão a recuperá-los, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos, disponível nas principais agências de todas as localidades do país.

Instituído há mais de 30 anos, o serviço tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em todo o Brasil, mais de 19 mil documentos estão disponibilizados para retirada. No entanto, apenas 1,7% deles são procurados e devolvidos aos proprietários. Os demais são emitidos ao órgão emissor. Somente em 2022, os Correios receberam em suas agências mais de 125 mil objetos perdidos. 

Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país. Uma vez recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias. 

No site dos Correios, é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar o valor de R$ 5,95 pelo serviço. 

Os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o objeto perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o mesmo seja enviado à agência mais próxima. Já os que não são procurados pelos respectivos titulares, são devolvidos aos órgãos emissores. 

Multisserviços correios

O serviço Achados e Perdidos é mais uma conveniência disponível nas agências dos Correios. A estatal já presta vários serviços à população, como emissão de CPF, certificado digital, consulta SERASA, regularização financeira e fiscal, recebimento de Contas e Doações, Remessa de Valores por meio do Vale Postal, e Achados e Perdidos (documentos).    

Por meio do Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, com o benefício da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.    

Endereços e horários de atendimento das agências estão disponíveis no site https://mais.correios.com.br/app/index.php  ou no app Correios.    

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