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Como elementos divertidos podem levar ao sucesso em e-commerce

Apostar na diversão para cativar o público também pode ser uma estratégia muito eficaz no mundo do marketing de uma loja online. Saiba alguns elementos nos quais pode usar a criatividade para promover a diversão e o interesse do seu público-alvo.

As pessoas estão, hoje em dia, permanentemente em comunicação e rodeadas por estímulos diversos. Nunca o acesso à informação ou aos serviços aconteceu de forma tão rápida e inusual.

Hoje em dia, os computadores e os dispositivos móveis são quase uma extensão do braço humano e isto não veio apenas mudar a forma como se estabelecem relacionamentos interpessoais, mas também contribuir para mudar as dinâmicas da comunicação, da vida social e do mercado de trabalho.

Não é possível, no século XXI, pensar a Internet sem a vermos, em parte, como o meio mediante o qual inúmeras pessoas se lançam nas suas profissões. O nascimento de novas atividades, como a criação de conteúdos digitais ou o empreendedorismo relacionado com o e-commerce são bons exemplos do impacto digital na nossa realidade cotidiana.


Utilizando estes meios como forma de rendimento ativo ou passivo, muitas pessoas acabam por decidir criar lojas online e procuram, depois, formas de combater as dificuldades criadas pelo aumento no número de espaços de e-commerce e pela árdua concorrência.

Evidentemente, não é simples destacar uma loja das demais. Prova disso foi o aumento internacional, na ordem dos 23%, que este mercado teve, só em 2018. Segundo o SEBRAE, uma prova ainda mais concreta das dificuldades é visível, nesse mesmo período, no Brasil, já que se estima que 60% das lojas online brasileiras não consigam subsistir por mais do que 12 meses.

A comédia e a diversão são dois elementos muito procurados na Internet e, por isso, são também elementos que as lojas online começam a usar para garantir o interesse do potencial público pelo seu espaço comercial online.

Venha perceber como é que alguns elementos que promovem um sorriso – ou mesmo o riso – no consumidor podem ser interessantes para destacar uma empresa das demais.

Elementos de identidade divertidos

As lojas online precisam sempre garantir – caso almejem o sucesso – que a marca construída é forte e tem uma identidade única.

A identidade de uma marca é, no fundo, o conjunto dos elementos que ajudam a distingui-la, a torná-la única e que facilita a identificação dos públicos com a mesma. Aqui, enquadram-se elementos como o nome, o logotipo de o slogan.

Estes elementos são muito importantes e a sua criação não deve ser feita de ânimo leve. É necessário que se considere, no momento da criação destes elementos, qual a imagem que a marca quer transmitir ao seu público e como quer ser reconhecida e identificada por este.
Embora se trate de um momento muito importante – e sério – a verdade é que a escolha de elementos divertidos pode (e deve!) ser feita. Esta será uma excelente forma de garantir o interesse das pessoas pela marca.

Um elemento que transporta, com frequência, um toque de comédia, é o slogan. Frase curta, de fácil identificação e simples de memorizar, o slogan surge como um convite para que se use o lado mais divertido de uma marca. Hoje, a criação deste slogan já não obriga a que se contratem dispendiosos especialistas de marketing e criativos. Hoje, criar um slogan é algo que pode ser feito através de geradores online, que apoiam os novos empreendedores e garantem bons produtos por preços bastante acessíveis ou mesmo de forma gratuita.

O uso de elementos divertidos num slogan pode garantir que este se torne mais fácil de memorizar. Ao desencadear o riso, este slogan estará a acordar emoções e irá permitir que a marca tenha destaque face às demais.

Conteúdos divertidos

No momento de escolher os conteúdos para venda ou mesmo os textos de SEO que usará no seu site, pode sempre apostar no lado mais cómico da vida, para apelar aos seus consumidores.

Não só as tendências comerciais pendem, hoje, para elementos naturalmente mais ousados e divertidos, como a própria possibilidade de os enaltecer mediante a criação de conteúdos textuais mais próximos do consumidor pode ajudar a criar um relacionamento ancorado na confiança e no bem-estar: dois elementos que são fundamentais para que uma loja online consiga, efetivamente, subsistir.

Muitas pessoas optam, até, por fazer parcerias com influencers de redes sociais como o Youtube, o Facebook ou o Instagram, aproveitando a diversão inerente aos seus conteúdos para garantir que a sua marca chegue até ao público jovem e atual.

De facto, a criação de conteúdos divertidos é, hoje, muito importante para que uma marca consiga conquistar os corações divididos do público que, todos os dias, se vai encontrando com novas páginas, lojas online e conteúdos.

Uma aposta na diversão pode ser, justamente, aquilo de que a sua loja precisa para ter êxito.

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