• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Comida é o caminho para aproximação do Agro com o público urbano

6 de maio de 2022
in Outros
5 atrações imperdíveis em Hortolândia – 30 anos

Segunda edição do evento on-line discutiu diferentes estratégias de comunicação para aproximar a sociedade urbana e o Agro

“O produtor rural não é o vilão da história. Ele é o herói”. Assim Daniel Carrara, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar), iniciou sua participação no bate-papo do ABMRA Ideia Café, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro. Ele destacou que o setor enfrenta problemas recorrentes com a comunicação, e que mostrar a importância do setor produtivo é um grande desafio.

“Lá atrás, nossa comunicação era voltada para o produtor rural como forma de nivelar o seu conhecimento, devido à dificuldade de acesso a informações que beneficiavam o seu negócio. Aqui temos um exemplo de comunicação que deu certo junto ao campo. No entanto, do outro lado, nós perdemos uma oportunidade importante, porque não demorou para a imagem negativa do agronegócio ganhar força. A partir daí, o produtor passou a ser visto como ‘o cara do veneno que desmata e não gosta do pequeno’. A repercussão foi global e o Brasil se tornou o grande vilão da preservação dos recursos naturais. Desde então, estamos passamos por um processo de reformatação e nossa estratégia de comunicação precisa combater esses preconceitos e, principalmente, mostrar o nosso forte papel como produtores de alimentos para atender à demanda interna e global. Todos comemos, certo? É do campo que vem a comida”.

 Esse foi o ponto de partida para a criação do manifesto “Alimentar é construir o futuro”, que reúne várias iniciativas do Sistema CNA/Senar para reformular a identidade que o Agro carrega. A campanha visa criar elo entre a população e o Agro tendo o alimento como fio condutor.

 Um dos pilares da estratégia de comunicação é a consolidação de argumentos, com números e mensagens-chave para preparar formadores de opinião do setor produtivo. A ação conta com a capacitação de líderes de entidades de classe entre outros para entrevistas à imprensa e reuniões relacionadas ao Agro.

 O plano inclui veiculação de campanhas de mídia, humanizando a atividade e trazendo a imagem do produtor rural para o foco, mostrando o seu trabalho para a produção de alimentos. “Não adianta mostrar  a imagem de uma colheitadeira. Assim, não vamos conseguir nos comunicar com quem está em casa.  Muitas vezes, esse público nunca pisou em uma plantação de soja ou viu uma lavoura de algodão. Assim, direcionamos nossa comunicação para envolver e sensibilizar a população. Os resultados começam a aparecer porque as pessoas acima dos 30, 40 anos têm alguma vivência com o campo, seja relacionado a familiares ou de quando iam para o sítio na infância”, afirma o diretor geral do Senar.

 Já para as novas gerações, a estratégia adotada é diferente. Criamos planos voltados aos formadores de opinião da nossa área, com artistas que entendem nossa mensagem. Caso eles queiram falar sobre o campo, disponibilizamos informações corretas e atualizadas”.

 Carrara informa que o Senar mantém serviço de monitoramento sobre o que de mais importante é publicado a respeito do agro brasileiro ao redor do mundo. A partir desse material, é possível verificar as informações disseminadas e, caso seja necessário, esclarecer. “Durante a pandemia fomos vistos como a solução, fornecendo alimentos. Com o pós-pandemia, a sociedade volta a nos ver com maus olhos. Esse monitoramento não é para combater o que falam, mas para buscar e entregar informações corretas à população e combater esse preconceito”, afirma.

 Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, deu ênfase à ideia de ver o produtor rural como o herói sem capa, colocando no mesmo patamar de professores com essa classificação, mostrando a necessidade de seu trabalho, humanizando a atividade e aproximando a sociedade por meio dos alimentos. “Os produtores, assim como os profissionais da educação, são vitais para o crescimento do Brasil. É preciso trazer o produtor para o foco da comunicação, tal qual é feito com o alimento“, enfatiza o presidente da ABMRA.

 Presente à conversa, a editora da revista Forbes Agro, Vera Ondei, questionou como é trabalhar com a classe média rural, visto que no meio urbano essa categoria tem grande peso em decisões de política pública, enquanto no campo há dificuldade de enxergar essa faixa. Daniel Carrara assinala que é necessário impulsionar as políticas públicas para o crescimento da classe média rural e de sua participação no PIB do agronegócio nacional. “O Agro é muito diverso. Levar a informação correta é a melhor estratégia e temos que traduzir a mensagem para fortalecer toda a cadeia produtiva”, finaliza o diretor geral do Senar.

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Tags: aproximacaminhocomidapúblicourbano
Previous Post

Ação HortoPet oferecerá banho para cães no evento “Viva Mais Na Cidade”, neste sábado (07/05)

Next Post

Culto evangélico comemora 31º aniversário de Hortolândia na Praça A Poderosa, nesta sexta-feira (06/05)

Related Posts

Criptomoedas
Outros

Seu Celular Agora é uma Máquina de Criptomoedas: Ganhe Até US$ 5.800 por Dia com a Oak Mining

superlua
Outros

Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira (04); saiba melhor horário para observar

lotofacil
Outros

Lotofácil 3552: três apostas levam o prêmio principal; uma é de Indaiatuba

mega-sena
Outros

Mega-Sena 2946: prêmio acumula e próximo concurso pode pagar R$ 8 milhões

Mega-Sena
Outros

Mega-Sena 2944 acumula e prêmio sobe para R$ 27 milhões

Lotofácil
Outros

Lotofácil 3547: concurso desta quarta (26/11) acumula; veja os números sorteados e a premiação

Next Post
Balada beneficente

Culto evangélico comemora 31º aniversário de Hortolândia na Praça A Poderosa, nesta sexta-feira (06/05)

Natal Shopping Park City Sumaré

cinema

rmc urgente rmc urgente Publicidade

Posts recentes

  • Yaya Touré volta a criticar Guardiola: “É uma cobra”
  • Horários de Final de Ano do Parque Dom Pedro
  • Homem é encontrado morto no Jardim Terras de Santo Antônio
  • São Paulo ganhou apenas duas partidas que fez fora do MorumBIS em 2025
  • Instituto Pernas Voluntárias promove Corrida inclusiva

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco

Portal Hortolândia

Vá para versão mobile