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5 dicas de marketing para pequenas empresas

Engana-se quem pensa que um planejamento de marketing completo e estratégico só é possível para grandes empresas já estabelecidas no mercado! Muito pelo contrário, o marketing para pequenas empresas é um aliado importante e deve ser colocado em prática o quanto antes, afinal, existem estratégias simples e úteis que, quando bem feitas, fazem toda a diferença.

A importância do marketing para empresas

Marketing é o conjunto de ações e estratégias feitas com o objetivo principal de divulgar, promover e vender serviços ou produtos. Com o avanço da internet e o crescimento das redes sociais como vitrines para empresas, o modo de consumo mudou e, hoje, é preciso estar presente no meio digital para aumentar a visibilidade e as vendas.

Porém, para que isso seja possível e uma empresa aumente seu fluxo de vendas, existem alguns pontos importantes para considerar em um planejamento de marketing:

Muito além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso encantar o consumidor atual para conquistá-lo, fidelizá-lo e desenvolver um relacionamento.

Afinal, o consumidor atual valoriza experiência, humanização e conexão com a marca. Assim, é importante investir em estratégias que vão além de entregar apenas um bom produto, mas que também entreguem uma experiência completa – digital ou off-line.

Isso possibilita, além da fidelização, a divulgação espontânea, afinal, quando consumidores estão satisfeitos, dividem suas experiências com mais pessoas – especialmente nas redes sociais!

Outra excelente vantagem do marketing para pequenas empresas é o ótimo custo-benefício, já que existem diversas estratégias para todos os objetivos – por isso a importância de um planejamento.

Confira 5 dicas de marketing da sua gráfica online para aplicar no seu negócio.

Antes de colocar a mão na massa, é importante analisar e definir quem é o público-alvo da empresa, ou seja, quem são os consumidores que a marca deseja alcançar.

Com isso em mente, as estratégias terão mais sucesso, afinal, os conteúdos serão criados de acordo com esse consumidor, sua linguagem, faixa etária, etc.

#1 Esteja presente nas redes sociais (e seja constante!)

Tenha contas nas principais redes sociais utilizadas pelo público (como o Facebook e o Instagram) e seja constante!

Hoje, com tantas informações disponíveis, é preciso se mostrar presente e aparecer com frequência para ser notado.

De stories à reels, publicações e lives, adapte os principais formatos à linguagem da sua empresa e crie conteúdo com frequência!

Dica extra: o consumidor atual valoriza – e muito – a interação, o relacionamento e a atenção! Então, lembre-se de responder e atender com agilidade, focando na conexão com o consumidor.

#2 Crie conteúdo de valor

O conteúdo de valor é uma estratégia muito utilizada e que funciona muito bem para demonstrar ao consumidor que a empresa, muito além de ter produtos e serviços para venda, oferece conteúdos interessantes, informativos e educativos, sem necessariamente citar o produto na postagem.

No caso de uma papelaria, por exemplo, é possível criar conteúdos com dicas como “3 dicas para organizar a sua rotina” ou “Como escolher os materiais escolares para 2022?”.

Assim, o consumidor se interessa pelo conteúdo, percebe que a marca tem domínio na área e as chances de que ele compre se tornam muito maiores! Também garante engajamento – sempre muito bem-vindo, certo?

#3 Vá além das redes: site e blog

Sim, as redes sociais são cruciais!

Mas, lembre-se que muitos consumidores buscam empresas diretamente no Google. Portanto, é importante estar presente em outros canais.

O site é muito importante porque demonstra profissionalismo e funciona como um grande portal da marca, onde o consumidor encontra todas as informações necessárias: endereço, telefone, redes sociais, etc.

Já o blog (anexado ao site) é o espaço perfeito para criar conteúdo de valor no formato de texto. A grande vantagem do blog corporativo é que, além de demonstrar profissionalismo, auxilia no encontro da empresa pelo consumidor, no Google, através do SEO (Search Engine Optimization).

Seguindo o exemplo da papelaria personalizada, um ótimo exemplo seria publicar um artigo explicando as diferenças entre agendas (datadas, não datadas, com ou sem pauta…).

O consumidor, muitas vezes, buscando por “agendas não datadas” pode encontrar o artigo e, automaticamente, conhecer a empresa, o mesmo poderia ser considerado no caso do cliente está procurando por exemplo um cartão de visita de advogado que seria algo mais específico.

#4 Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que funciona como uma ficha da empresa, pois contém os dados básicos como imagens, endereço, telefone, etc – ela aparece quando o usuário pesquisa o nome da empresa no Google!

Quando uma empresa está cadastrada no Google Meu Negócio, ganha um espaço de destaque na página principal, na lateral.

Além dos dados básicos citados acima, nesse espaço o cliente tem a possibilidade de avaliar a empresa e deixar um feedback. É uma ótima divulgação!

#5 A experiência importa: brindes e impressos

O marketing digital é essencial! Mas, o tradicional não fica de lado.

Proporcionar experiências com o uso de brindes personalizados auxilia no branding da empresa e gera uma conexão entre marca-cliente, que se sente querido ao ganhar um brinde!

Além disso, o uso dos impressos como panfletos, cartões de visitas e banners é um diferencial importante na divulgação além do digital. Assim, é possível conquistar público de várias maneiras!

Contar com uma gráfica especialista é o principal fator para oferecer materiais gráficos personalizados de qualidade e conquistar o consumidor.

Viu só como o marketing para pequenas empresas pode transformar o seu negócio e é mais simples do que parece? Comece hoje mesmo!

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