Finanças

Ibovespa registra alta influenciada por petrolíferas e mercado global

Na manhã de quarta-feira, 13 de março de 2024, o Ibovespa apresentou uma leve alta, impulsionada principalmente pelo setor petrolífero e pelo vencimento de opções. Este movimento vem em um momento de volatilidade nos mercados globais, com ações de empresas petrolíferas avançando em resposta ao aumento dos preços do petróleo no exterior. Em contrapartida, a Vale destacou-se negativamente, impactada pela queda nos futuros do minério de ferro e incertezas relacionadas à sucessão de seu presidente executivo.

Nos Estados Unidos, índices como o S&P 500 e o Nasdaq apresentaram quedas após atingirem máximas históricas na terça-feira anterior, devido a uma agenda econômica menos intensa. Paralelamente, o dólar viu uma ligeira valorização frente ao real, em um contexto marcado por dados de inflação no Brasil e nos EUA que mantiveram as expectativas para a política monetária estáveis antes das reuniões do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve.

Especialistas, como a economista do Bradesco, Miriam Bash, consideram que os recentes dados de inflação brasileiros, apesar de uma aceleração em fevereiro, compõem um cenário geralmente positivo para a inflação no país. Contudo, não se espera que esses resultados levem o Banco Central a modificar sua postura cautelosa na próxima reunião, mantendo o ritmo de cortes na taxa básica de juros.

Adicionalmente, o mercado internacional observa com atenção movimentos salariais no Japão, onde a Toyota anunciou o maior aumento salarial em 25 anos para funcionários de suas fábricas, uma medida que pode estimular o consumo interno e sinalizar uma mudança na política monetária do Banco Central japonês. Outras empresas importantes, como Panasonic, Nip Steel e Nissan, seguiram o exemplo da Toyota, adotando aumentos salariais significativos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo