A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) obriga a Unimed Paulistana a transferir, dentro de 30 dias, todos os 744 mil clientes para outra operadora. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (2).
A medida à qual a empresa está sendo submetida é chamada de alienação compulsória da carteira de beneficiários. A Unimed Paulistana também fica proibida de vender qualquer plano ou produto.
A empresa passa por problemas financeiros desde 2009, segundo a ANS. Sem condições de saná-los, acabou punida. A operadora que quiser assumir a carteira de clientes tem que, segundo a agência, ”possuir situação econômico-financeira adequada e manter as condições dos contratos sem prejuízos aos consumidores”.
“Caso não realize a alienação nesse prazo, a ANS fará uma oferta pública para que operadoras interessadas ofereçam propostas de novos contratos aos beneficiários da Unimed Paulistana”, diz outro trecho da nota divulgada pela agência.
Segundo ranking divulgado pelo jornal Valor Econômico, a Unimed Paulistana era, em 2014, a quarta maior empresa de plano de saúde do País, com ativo total de R$ 1,6 bilhão. Apesar disso, o resultado financeiro anual foi negativo, de R$ 36,6 milhões.
Por volta do meio-dia, a Unimed Paulistana divulgou no Facebook um comunicado sobre o ocorrido e disse que “está trabalhando ativamente para dar completo apoio aos mais de 740 mil clientes”.
A operadora é obrigada a manter a assistência aos beneficiários durante o processo de transição. A ANS também diz que é preciso manter o pagamento dos boletos em dia para garantir a adesão ao novo plano. Qualquer cliente que tenha dúvidas pode entrar em contato com a ANS pelo telefone 0800 701 9656.
Em nota, a Qualicorp Administradora de Benefícios informa que já dispõe de alternativas para os cerca de 160 mil beneficiários desta operadora que adquiriram planos de saúde coletivos.
— Cumprindo nosso compromisso de representar os interesses do cliente, a Qualicorp, em conjunto com as entidades de classe parceiras, celebrou um acordo com a Unimed FESP (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo) para oferecer a opção de transferência para novos planos, com rede médica, coberturas e preço similares aos planos da Unimed Paulistana, com isenção total de carência.
A empresa afirma ainda que fará “uma ampla campanha de esclarecimento” para que o cliente possa se informar sobre as opções, escolher a alternativa que melhor atenda às suas necessidades e fazer sua adesão.
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98








