Hoje (11), o Copom (Comitê de Política Monetária) aumentou a taxa básica de juros, a Selic, que antes era de 11,25% para 12,25%. Além disso, houve anúncio de mais duas altas de mesma magnitude nas primeiras reuniões de 2025.
O aumento superou a mediana das projeções do mercado, que previa alta de 75 pontos-base, mas esteve alinhado com a precificação de 70% das apostas no pregão desta quarta-feira.
Decisão do Copom para a Selic
O Copom justificou a decisão com base em um cenário econômico que se tornou mais adverso. Segundo o comunicado, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre indicou uma expansão acima da capacidade produtiva da economia, pressionando a inflação.
Ao mesmo tempo, verificou-se por eles que a inflação está acima do teto da meta, com expectativas deterioradas para 2024 e 2025, segundo o Boletim Focus e as próprias projeções do Banco Central.
Para o horizonte relevante da política monetária, que inclui o segundo trimestre de 2026, o Copom estima um IPCA de 4% no acumulado de 12 meses, acima da meta de 3% ao ano. O comunicado reafirma o compromisso com o controle da inflação, mas sugere que o cenário exigirá medidas mais duras para alcançar a estabilidade econômica.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98