Caso você seja herdeiro, inventariante ou representante legal de alguém que já faleceu e tinha dinheiro retido nos bancos, saiba que é possível resgatá-lo. Muitos não sabem deste trâmite e, por isso, o valor acumulado ultrapassa R$ 2 bilhões.
Mas vamos ensinar um passo a passo para fazê-lo, portanto, confira!
Passo a passo para recuperar os valores a receber de pessoas falecidas
1) Para fazer a consulta e saber se há dinheiro a ser resgatado, acesse este LINK – é necessário ter em mãos o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.
2) Caso a resposta seja positiva, acesse este LINK.
3) Agora, utilize o login usando sua conta gov.br, lembrando que ela precisa ser prata ou ouro.
4) Dentro do sistema, acesse a seção “Valores para Pessoas Falecidas”.
5) Coloque o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.
6) Leia e aceite o Termo de Responsabilidade para consulta a dados de terceiros – você, obrigatoriamente, precisa ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para acessar os dados da pessoa falecida.
7) Confira os dados a seguir:
- O nome e os dados de contato da instituição responsável por devolver o valor;
- A origem (tipo) do valor a receber;
- A faixa do valor a receber.
8) Pergunte diretamente à instituição sobre a documentação necessária para receber o valor da pessoa falecida. O Banco Central esclarece que não recebe nem analisa documentação de pessoas falecidas, e também não processa pedidos de valores a receber por outros meios.
9) Se desejar, é possível visualizar o comprovante contendo informações sobre o valor a receber em nome da pessoa falecida. No computador, você pode salvar, imprimir ou compartilhar o comprovante. No celular, é possível compartilhar via e-mail ou aplicativo de mensagens.
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98








