Economia

Alta do dólar muda comportamento de consumidores em Campinas, SP

A alta do dólar tem alterado o comportamento de consumidores na região de Campinas (SP). Para atender o desejo de clientes, uma agência de viagens na cidade oferece destinos onde o efeito do aumento de preço da moeda norte-americana, em relação ao real, tenha menos impacto.

“Nós estamos procurando alternativas que fuja de ter que levar o dólar. Por exemplo, México, África do Sul, Colômbia, Peru”, disse a consultora de viagem Ana Valéria Barcellos. Na sexta-feira (4), o dólar fechou a R$ 3,86. Nesta semana, a moeda subiu 7,68% e, no acumulado do ano, a alta já atinge 45,2%.

A alta também interfere no dia a dia de quem compra diversos produtos. No mercado municipal de Campinas, os preços do damasco, uva passa, amendôa, pistache, bacalhau, entre outros, são impactados.
Pesquisa de preço
“Eu uso principalmente o azeite e realmente subiu muito o preço”, citou o operador de máquinas Devanir Fantucci. As azeitonas também tiveram alta no preço, de 30%. Por causa disso, consumidores optam por pesquisar melhor os valores antes da compra.
O comerciante Carlos Serafim disse que diminuiu a margem de lucros para não ter que repassar todo o aumento de produtos importados para os clientes. “Se não você tem que parar de trabalhar com o produto”, falou, ao citar que busca importadoras com preços mais baixos.
Substituição de produtos
Na avaliação do economista Mário Guerreiro, os consumidores devem substituir produtos importados pelos nacionais. “Se o dólar tem essa variação, você contamina toda a estrutura econômica”, explicou.

Fonte:G1

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...