Connect with us

Cultura

Vestir o corpo com palavras: ‘A relação entre a literatura e a moda’ volta a Campinas

Hilda Hils campinas

No início de 2015, o pesquisador em Filosofia Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo), a convite da Oficina Cultural Hilda Hilst, ministrou a oficina “A Literatura e a Moda: a estranha relação entre as palavras e as roupas”, voltada somente para o conteúdo teórico. Após o sucesso da realização da primeira fase, a Casa de Antonio apresenta o workshop Vestir o Corpo com Palavras: A relação entre a Literatura e a Moda, uma continuidade – inédita – dos resultados das investigações de Almeida Maia, e do chapeleiro Eduardo Laurino, acerca da relação entre a literatura e a moda, a partir do ponto de vista da Filosofia.

A atividade que acontece no dia 19 de setembro (sábado), das 14h às 20h – com intervalo de 40 minutos – na Casa de Antonio, propõe como diferencial a discussão sobre o processo de criação de um estilista num atelier de moda, e o ensino para os estudantes de uma técnica da chapelaria, conhecida como feltragem molhada, feita a partir do uso da lã Merino. Dividido em duas partes, a disciplina teórica Filosofia de Moda e História do Pensamento, com o Brunno Almeida Maia, e a disciplina prática Laboratório de Criação, o workshop possui apenas 20 (vinte vagas). As inscrições seguem até o dia 11 de setembro. A Casa de Antonio está localizada na Rua Girassol, 440- Chácara Primavera (atrás da CPFL), em Campinas Campinas

Anuncio

WORKSHOP DESTACA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ARTESÃO NA MODA COMO CRIAÇÃO AUTORAL

Com linguagem híbrida, transitando entre a diversidade de narrativas e literalidades nos campos da moda, da filosofia, da história, da história da moda, da fotografia, do cinema, da sociologia e da literatura, o workshop faz uso de plataformas visuais, imagéticas e sonoras, e traça uma possível relação entre o ato de tecer, bordar e costurar – tradição material – com o ato de narrar e contar histórias – tradição oral – como transformação e escrita de si – tradição afetiva – criando uma “caligrafia dos gestos”, no indivíduo durante o tecer e o narrar.

Advertisement

“Ao longo das pesquisas sobre o tema, percebi o vínculo entre o tecer e o narrar na história das mulheres. Desde os mitos gregos, passando pelo início da filosofia com Platão, até as escritoras contemporâneas, como Clarice Lispector, contar uma história, seja ela no corpo (roupa) ou na escritura, está ligado historicamente a uma questão de gênero”, discorre Almeida Maia.

Dividida em três fases – a Aristocrática, a Moda de Cem Anos e a Moda Aberta – pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, a Moda encontra-se, atualmente, no processo de produção pós Moda Aberta, com o fenômeno massificado do fast fashion, no qual, além da rapidez e da fragmentação no modo de produção, decorrente do capitalismo em sua fase atual, que retira o contato – como nas costureiras do passado – entre aquele que cria e aquele que frui a criação, entramos numa vertiginosa onda de consumismo, no qual a individualidade transforma-se, quase sempre, numa escolha por desejos mediados pelas imagens, e não pela vontade de expressão individual, como potência da estética de si e uma “caligrafia dos gestos”. Neste sentido, o workshop indaga: “se há um declínio da narrativa na Modernidade – e narrar e tecer possuem a mesma relação – significa que não construímos narrativas, pois há, também, um declínio da transformação da natureza em coisas materiais, pelas mãos de um autor chamado artífice?”.

Após os debates teóricos, na segunda parte do workshop, os estudantes terão contato com as criações do chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina), que discutirá o conceito de caderno de artista (petit cahier) para o processo de criação. A partir de memórias pessoais, lembranças, desejos e vivências, o caderno serve como suporte linguístico e imagético para futuras criações, sejam elas nas áreas de moda, literatura, teatro, cinema, dança ou, simplesmente, no ato da recriação da vida. O objetivo é passar, também, por histórias de vidas, memórias das costureiras brasileiras e deslocar a ideia de que literatura é ofício de escritor e moda de estilista.

“Penso que tudo começa, nesta reflexão, quando abordamos o conceito de caderno de artista. Ali, naquele petit cahier, a moda e a literatura se confundem, seja pelo desenho de um objeto artístico ou pelos desenhos das palavras de um poema”, conclui Eduardo Laurino, que será responsável pelo Laboratório de Criação da atividade.

Advertisement

Ainda, como forma de reflexão prática, os estudantes criarão no Laboratório, a partir do auxílio criativo do chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina), uma peça da chapelaria utilizando a técnica de feltragem molhada, a partir do uso da lã Merino.

São 20 vagas e a inscrição custa R$ 140, já estando incluso o material didático. O pagamento pode ser feito através de depósito bancário ou à vista. As inscrições seguem até o dia 11 de setembro pelo (19) 3256-9028 ou pelo site www.casadeantonio.com

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Cultura

Quando é a Páscoa em 2019?

ovos de pascoa recheados

A Páscoa neste ano vai cair no dia 21 de abril, lembrando apesar do dia do mês variar, o dia da semana sempre vai ser o mesmo, Domingo.

O complicado sistema de determinação da data da Páscoa é resultado da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias.

Anuncio

De acordo com texto do Wikipedia a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nissan.

O dia de domingo pode variar desde 22 de Março até 25 de Abril, dependendo da disposição dos dias dos meses nas semanas. Os dias extremos deste intervalo correspondem muito raramente a domingos de Páscoa. A última vez que ocorreu a 22 de Março foi em 1818 e a próxima será em 2285. Menos raras são as Páscoas a 23 de Março (anos 1913, 2008 e 2160) e 25 de Abril (anos 1943, 2038 e 2190). Acesse https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo_da_P%C3%A1scoa para mais detalhes.

Advertisement

APRENDA A FAZER OVOS DE PÁSCOA RECHEADOS E GANHE DINHEIRO EXTRA – Clique no banner a baixo e saiba mais

ovos de pascoa

Por que ovos e coelhos são símbolos da Páscoa?

Os coelhos não põem ovos e, por isso, as pessoas se perguntam por que os dois são símbolos da Páscoa?

O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono).

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração.

Advertisement

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova. (Fonte: turminha.mpg.mp.br)

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cultura

Primeiro Projeto Gênesis reuniu diversas igrejas da região

projeto genesis 6

Aconteceu na última segunda-feira (10) o Primeiro Projeto Gênesis com o objetivo de adorar a Deus e anunciar o Evangelho sem nenhuma placa de Igreja.

O evento aconteceu na Quadra de Futsal do Jarim Amanda II e contou com a participação dos pastores Eraldo da igreja Guerreiro da Nova Aliança, Pastora Márcia da Igreja Brasil Para Cristo, do Pastor Henrique da Assembléia de Deus Vínculo da perfeição, Pr. Wanderlei Familia da Benção, Pr. Rude Igreja Evangélica Pentecostal Jesus te Ama, Pr Rocha Igreja Reviver que foi um dos Responsaveis em promover o evento, a Preletora da Noite Pastora Vera Lúcia e Pr. Wagner Mariano da IEQ Vila São Francisco.

Anuncio

O Club de Motoqueiros Águias de Cristo e o ministério de dança da igreja Guerreiro também estiveram presentes. O Louvor ficou por conta do Ministério Adoração e Cura.

A Guarda Municipal junto com o Bombeiro Civil Samuel Alvarenga deram o apoio na segurança do evento.

Advertisement



O próximo evento já tem data marcada e será no dia 08 de Outubro. Mais informações pelo Facebook do Projeto ou pela #projetogenesis.

Apoio Portal Hortolândia e Secretaria de Cultura de Hortolândia.
Foto Ronaldo “Focos Life”

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cultura

Cia Athaurfa no FETEG, festival de teatro de Guaranésia, Minas Gerais

Thairine Barbosa 3

A Cia Athaurfa representou a cidade de Hortolândia no FETEG 3° Ato, Festival de Teatro de Guaranésia, Minas Gerais. O festival ocorreu entre os dias 04 e 09 de setembro e companhia se apresentou no dia 07 com o espetáculo “Contra o Vazio que Avança com todas as Suas Formas”.
Thairine Barbosa, integrante da companhia, recebeu o prêmio de melhor atriz na categoria palco adulto.

O espetáculo tem texto de Daniel Miranda, Karen Pessoa, Matheo Ferreira, Matheus Sousa, Suelen Cristine e Thairine Barbosa. Atuação de Matheo Ferreira, Matheus Sousa, Suelen Cristine e Thairine Barbosa. Gisele Jorgetti assina a direção e tem na área técnica Thai Oliver e Pâmela Pereira, respectivamente na iluminação e sonoplastia.

Anuncio

“Contra o Vazio que Avança com todas as Suas Formas” é inspirado nos conceitos do teatro Pós-Dramático e na luta de Antonin Artaud contra a institucionalização das formas de vida.

Neste mês de setembro, o espetáculo será apresentado no FESTEJU, Festival de Teatro de Jundiaí, no dia 25.

Advertisement



Cia Athaurfa Cia Athaurfa

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região29 minutos ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região5 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos6 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial7 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial7 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região7 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade8 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

Advertisement
cinema

Populares