21 de junho de 2024
Cultura

Banda Municipal se apresenta em escola estadual, nesta terça-feira

musica-na-escola-banca-orquestra-cemmh

Concerto faz parte do projeto Música na Escola e acontece em três horários diferentes na E.E. Profª. Maria Antonieta La Fortezza

O mês de setembro chega com os timbres da música instrumental em Hortolândia. O projeto Música na Escola estará na E.E. (Escola Estadual) Profª. Maria Antonieta Garnero La Fortezza, nesta terça-feira (02/09), com o concerto gratuito da Banda Municipal. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, serão realizadas três apresentações na escola, no mesmo dia: às 11h, às 17h30 e às 19h30. A unidade de ensino fica na Avenida Osvaldo de Souza, 355, no Jardim Novo Ângulo.

Os concertos da Banda Municipal no projeto visam despertar nos alunos o gosto pela música, incluindo outros estilos musicais aos quais, muitas vezes, os estudantes não têm acesso.

O repertório executado inclui músicas temas de personagens de desenhos animados, temas de filmes, músicas nacionais, rock dos anos de 1960, entre outros.

Além dos concertos, o projeto Música na Escola tem como objetivo mostrar, durante as apresentações, a composição das famílias dos instrumentos musicais da Banda Municipal. A oportunidade possibilita também que os alunos conheçam, separadamente, cada instrumento, observando sua sonoridade, volume, timbre, processo de emissão do som e material do qual é fabricado.

Segundo a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, a Secretaria tem um carinho especial pelo projeto, que, além de divulgar o trabalho do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), promove a aproximação entre os estudantes, a música e os instrumentos musicais. “O projeto tem despertado interesse nos alunos que assistem a apresentação que, em seguida, procuram o CEMMH para iniciar cursos na área da música”, comenta.

Banda Municipal e Centro de Educação Musical

Criada em 1994, a Banda Municipal é formada por instrumentos da família das madeiras, metais e percussão. O grupo executa em suas apresentações um repertório eclético, que engloba diversos gêneros e músicas que vão do popular ao erudito.

O Centro de Educação Musical Municipal completou 20 anos de existência neste ano. É a referência na cidade. Além da Banda Musical, formada por músicos que atuam no CEMMH, no espaço surgiram os conjuntos Da Campana pra Fora, Madeira Brasil, Sopro de Prata, Turuntuntun, Banda Experimental e Vibrasax.

Com espaço para atender 400 aprendizes, no local acontecem apresentações e também aulas de música gratuitas, para toda a população. Entre os instrumentos ensinados estão clarineta, trompete, saxofone, trombone, percussão, flauta transversal e percussão.

O CEMMH está localizado na Rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.

SERVIÇO
O quê: Projeto Música na Escola – apresentação da Banda Municipal
Quando: terça-feira (02/09), às 11h, às 17h30 e às 19h30
Onde: E.E. Profª. Maria Antonieta Garnero La Fortezza – Avenida Osvaldo de Souza, 355, Jd. Novo Ângulo.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98