O pão de queijo é uma iguaria típica da culinária brasileira, originária do estado de Minas Gerais. Sua história remonta ao período colonial, quando os escravos utilizavam a mandioca como base alimentar.
No entanto, o pão de queijo como conhecemos hoje começou a ser desenvolvido a partir do século XVIII. Com a chegada dos portugueses, a mandioca ganhou destaque na culinária brasileira, e o polvilho, derivado da mandioca, começou a ser utilizado para fazer diversos pratos, incluindo os pães de queijo.
Inicialmente, o pão de queijo era preparado apenas com polvilho e água, sem a adição de queijo. Com o tempo, o queijo começou a ser adicionado à receita, o que conferiu ao pão de queijo sua característica marcante.
Ao longo dos anos, o pão de queijo se popularizou em todo o Brasil, tornando-se uma presença comum em cafeterias, padarias e lanchonetes. Atualmente, existem diversas variações da receita original, com adição de ingredientes como requeijão, ervas e até mesmo outros tipos de queijo.
O pão de queijo é apreciado tanto como um lanche rápido como também como acompanhamento de refeições. Sua textura macia por dentro e crocante por fora, juntamente com o sabor do queijo, fazem dele uma iguaria única e amada pelos brasileiros e por muitos estrangeiros que visitam o país.
Segue uma receita de Pão de Queijo de Liquidificador
Ingredientes – Pão de Queijo de Liquidificador:
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
2 xícaras de polvilho azedo
1 ovo
1 colher de cafezinho de sal (o queijo já tem sal)
50g de mussarela ralada ou 1 pacote de 50 g de queijo ralado
Modo de fazer – Pão de Queijo de Liquidificador:
Coloque tudo no liquidificador e bata até a mistura ficar uniforme, despeje nas formas e deixe-os assar em forno médio até que fiquem dourados e crocantes.
Dica: use e abuse da criatividade para brincar com os sabores, colocando temperos de sua escolha como pimenta do reino, orégano, curry, alho, cebolinha.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98