
Com a chegada do domingo de Páscoa, muitas famílias já começam a pensar no cardápio especial para celebrar a data. E se você quer fugir do tradicional bacalhau, uma ótima alternativa é preparar um filé de tilápia com tomate cereja ao molho — uma receita saborosa, saudável e econômica.
A sugestão é da nutricionista Nayara Valim, do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas. Segundo ela, essa receita é ideal para quem busca praticidade e um prato leve, mas cheio de sabor.
Tilápia: opção econômica e saudável para a Páscoa
Diferente do bacalhau, a tilápia tem um custo mais acessível, além de ser um peixe de carne clara, magra, sabor suave e fácil digestão. “Ela possui menos calorias e gordura do que carnes vermelhas, além de ser rica em gorduras saudáveis (insaturadas), tornando-se uma excelente substituição”, explica Nayara.
Além disso, o preparo não exige o descongelamento prévio dos filés, o que torna a receita ainda mais prática para quem tem pouco tempo.
Receita: Filé de tilápia com tomate cereja ao molho
Ingredientes:
- 1 fio de azeite ou óleo
- 1 cebola em cubos
- 200g de tomate cereja
- 1 xícara de azeitonas sem caroço
- ½ xícara de molho de tomate
- 600g de filé de tilápia congelado
- Salsinha a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- Temperos adicionais a gosto
Modo de preparo:
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola em cubos.
- Acrescente os tomates cereja inteiros e as azeitonas.
- Adicione o molho de tomate, tempere com sal e pimenta.
- Tempere os filés de tilápia congelados com sal e pimenta dos dois lados.
- Coloque os filés no molho, tampe a frigideira e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos.
- Como os peixes estão congelados, eles soltarão água, ajudando no cozimento.
- Finalize com salsinha fresca e sirva em seguida.
Dica extra:
Essa receita fica perfeita acompanhada de arroz branco, purê de batatas ou legumes salteados. E o melhor: é uma ótima forma de reunir a família na cozinha e celebrar a Páscoa com sabor e saúde!
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98