“O churrasco é o nosso grande prato nacional. Além de ser fácil de aprender e todo mundo gostar é também uma atividade gostosa para ser feita acompanhado, numa festa, por exemplo.
Em geral, as chamadas “carnes brancas” – Aves, são usadas como entrada por serem mais leves.
Outra entrada consagrada é a Costelinha de Porco, preparada apenas com sal grosso. Lingüiça fresca também é uma boa opção.
São as carnes de boi que se confundem com a palavra churrasco, como a Picanha, a Maminha, a Fraldinha, a Alcatra, o Contra-filé e a Bisteca com Osso, mas há também outras excelentes opções, como o Babybúfalo, o Cordeiro e o Leitão.”
Como calcular as quantidades
“O cálculo é simples e matemático. Calcule 400 g por pessoa (no caso de adultos) – é a conta certa para nunca faltar.
Quanto maior a variedade de carnes servida, maior deve ser a quantidade por tipo, para não haver o risco de faltar quando várias pessoas optarem por um determinado corte. Por exemplo, se você fizer Linguiça, Costela de Porco e uma Carne de Boi, a conta por pessoa será a seguinte: 100 g de lingüiça, 200 g de costela de porco (seria 100 g mais como a metade é osso, calcule o dobro) e 200 g de carne de boi – Total: 400 g entre lingüiça e outras carnes.”
Regrinhas do Churrasco
A carne, como nos assados em geral, deve ser tostada rapidamente em toda a superfície para que os sucos permaneçam.
A carne deve ser sempre macia e suculenta (animais jovens e gordos).
Comece a grelhar a carne na parte mais quente da churrasqueira, tostando de todos os lados. Depois, na parte do braseiro menos intenso, asse-a até chegar ao ponto desejado.
É melhor que a gordura fique virada para cima depois da carne devidamente tostada. Só no fim é que deve ser virada para acabar de derreter.
Para descobrir o ponto da carne sem cortar, pressione-a com as costas de um garfo – quanto mais macia, menos passada, quanto mais firme, mais passada.
Carnes que foram marinadas devem ser regadas com o molho do tempero durante o preparo. As que foram temperadas com sal grosso devem ter o excesso removido antes de serem colocadas na grelha.
“Primeiro toste a carne de todos os lados, retire da churrasqueira, cubra-a com um pano e deixe esfriar, meia hora depois, no mínimo, volte a carne para a brasa e termine de assar – o interior ficará mais apetitoso, com um rosado uniforme – a carne ficará assada uniformemente.”
O Sal – “o tempero dos temperos” “O sal grosso é o ingrediente imprescindível do churrasco, pois realça o sabor da carne
Não use em exagero, na dúvida, use sempre sal de menos. Acrescentar depois é fácil, retirar o excesso é mais difícil
Não salgue carnes com antecedência. O sal facilita a exsudação, tornando a carne mais seca.”
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98