A partir de 15 de março, o Detran São Paulo adotou o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite receber multas eletronicamente com descontos de até 40% no pagamento. O sistema está disponível para todas as vias do estado de São Paulo, bem como para todas as rodovias federais, 691 prefeituras e a maioria dos Detrans, exceto por cinco estados que estão em processo de contratação. Desde o seu lançamento em novembro de 2016, o SNE já economizou mais de R$300 milhões em infrações de trânsito para motoristas em todo o país. Mais de três milhões de veículos em São Paulo e mais de 15 milhões em todo o país estão cadastrados no sistema. O SNE também está disponível para pessoas jurídicas, mas apenas no ambiente web.
Para obter um desconto de 40% na multa, o proprietário ou condutor do veículo deve se cadastrar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no Portal de Serviços Senatran e reconhecer que cometeu a infração de trânsito. Uma vez cadastrado, o usuário receberá eletronicamente todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores que aderiram ao sistema, podendo ainda reconhecer a infração cometida, copiar o código de pagamento e indicar o condutor responsável pela infração.
O SNE reduz o preço das multas para os motoristas e oferece facilidades no pagamento e acompanhamento das notificações. Para o órgão autuador, o sistema reduz o custo de notificação de infração, aumenta a efetividade no pagamento das multas e oferece maior rapidez na entrega das notificações. O SNE foi desenvolvido pelo Serpro em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e usa tecnologias avançadas, como big data e processamento de eventos com Kafka e banco de dados postgres. O sistema está hospedado na nuvem própria do Serpro, o Estaleiro. A maioria dos órgãos autuadores federais, 22 Detrans e 691 prefeituras em todo país já aderiram ao SNE.
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito está disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98