Guarujá e outras cidades do litoral paulista, como Santos, Ubatuba e Praia Grande, estão enfrentando um aumento expressivo nos casos de virose.
Turistas e moradores têm relatado sintomas como náuseas, vômitos e diarreia. Apenas em dezembro, Guarujá registrou mais de 2 mil atendimentos relacionados a essas infecções, segundo a prefeitura.
Para atender à crescente demanda, algumas unidades de saúde da cidade ampliaram seus horários de funcionamento.
Alta nos casos e sintomas
Nas redes sociais, vídeos e postagens relatam que famílias e grupos inteiros estão adoecendo com os mesmos sintomas. No TikTok, hashtags como #virose e #ViroseGuarujá acumulam dezenas de vídeos.
O aumento também é percebido em farmácias, que têm registrado alta na busca por produtos como probióticos, medicamentos para enjoo e reidratantes orais. Em alguns casos, os estoques desses itens já estão esgotados.
Segundo a Secretaria de Saúde de Guarujá, o aumento de casos de virose é esperado nesta época do ano devido a fatores como altas temperaturas, aglomerações, consumo de alimentos contaminados e alimentação inadequada.
Medidas emergenciais
Para enfrentar a situação, a Prefeitura de Guarujá adotou medidas emergenciais, incluindo a ampliação do horário de atendimento em três Unidades de Saúde da Família. Essas unidades funcionarão das 7h às 22h até o dia 5 de janeiro, enquanto as UPAs e prontos-socorros seguem com atendimento 24 horas.
As unidades de plantão incluem os postos de saúde de Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070 – Enseada), Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) e Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114).
O que é a virose?
Popularmente chamada de “virose”, a infecção geralmente afeta o intestino grosso, provocando gastroenterocolites. Os sintomas incluem diarreia, náuseas e vômitos. Os principais causadores são o rotavírus e o adenovírus, ambos transmitidos pela ingestão de alimentos ou água contaminados.
O tratamento foca no alívio dos sintomas e na prevenção da desidratação, comum devido à perda de líquidos pela diarreia.
Prevenção
Para evitar a virose, é essencial adotar medidas de higiene:
- Lavar as mãos frequentemente
- Consumir alimentos de locais confiáveis
- Evitar água não tratada
- Procurar atendimento médico aos primeiros sinais de adoecimento
Com ações preventivas e a ampliação dos serviços de saúde, espera-se minimizar os impactos da alta nos casos de virose no litoral paulista.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98