A Fundação Procon-SP notificou a Facebook Serviços Online Ltda a se manifestar sobre mais uma onda de posts fraudulentos na rede social, que associam a marca Procon-SP a ações comerciais, promocionais e até “legais” de diversas empresas, dentre elas a Mercado Livre, que também foi notificada.
No caso da rede social, o Procon-SP quer saber quais as providências que são adotadas nestes casos, em que posts fraudulentos são identificados e informados; se há alguma ferramenta ou política de monitoramento para identificar esse tipo de situação.
Para a Mercado Livre, as questões objetivam entender se a empresa tem ciência dos referidos posts e quais providências adota para alertar, atender e orientar consumidores que a procurem, em busca das falsas promoções.
“As ondas de mensagens falsas têm se tornado mais frequentes e o Procon-SP se preocupa com o uso indevido de sua imagem, porque além de ser uma instituição pública, oficial, é o órgão que justamente trabalha para proteger os consumidores e garantir que seus direitos sejam cumpridos”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
Com as manifestações das empresas, que devem ser encaminhadas até o próximo dia 24/01, o Procon-SP vai estudar formas de aprimorar seus sistemas de alerta, bem como trabalhar formas de, em conjunto com as empresas e outras instituições, fortalecer o combate às falsas notícias e tentativas de golpe contra os consumidores.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98