São Paulo

Procon notifica aplicativos de transporte

O Procon-SP notificou as empresas de aplicativo de transporte Uber do Brasil e 99 Tecnologia, que atuam na cidade de São Paulo, pedindo esclarecimentos sobre uma possível alteração atípica da política de cobrança pelos seus serviços, no caso específico como desta quinta-feira, em razão da greve que paralisou algumas linhas de metrô na Capital, impactando as opções de deslocamento do consumidor.

A iniciativa do órgão de defesa do consumidor paulista se deve à elevada quantidade de reclamações relatadas por diversos órgão de imprensa e pela intensa quantidade de manifestações de consumidores sobre o mesmo assunto em redes sociais. “O objetivo do Procon-SP é entender se houve alguma alteração nos critérios de formação da chamada tarifa dinâmica, especificamente em função da greve, e que possa ter alterado a fórmula adotada normalmente pelas empresas; ou seja, uma regra de cálculo diferente daquela utilizada em dias normais e que já é de conhecimento dos clientes”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.

As empresas notificadas devem informar quais os parâmetros utilizados para aplicação do preço dinâmico nesta quinta-feira; se foram calculados sob os mesmos critérios adotados em dias em que há congestionamentos “normais”, sem uma causa atípica, como a greve. O Procon-SP também quer saber se o consumidor é informado da aplicação de uma eventual precificação diferenciada e como essa informação é repassada para ele.

O prazo para envio das informações é até o próximo dia 28/03.

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