A partir desta terça-feira (07/01) a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abriu o período para matrículas de alunos que querem ingressar na rede pública de ensino em 2014. O sistema centralizado de matrículas permite que os interessados em cursar o Ensino Fundamental façam o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal. Desde o início da manhã, filas foram registradas em frente aos portões de vários colégios de Campinas.
Os interessados em cursar o Ensino Médio na rede pública devem procurar uma das 5 mil unidades escolares estaduais disponíveis para a matrícula.
O cadastro dos novos alunos da rede pública é para qualquer ano/série, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para realizar o cadastro, o interessado deve comparecer a uma escola e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. A recomendação é para que os interessados tenham em mãos no momento do cadastro a certidão de nascimento e comprovante de residência.
Nesta primeira etapa das matrículas, a Secretaria de Educação busca atender os estudantes que cursaram a rede particular em 2013 ou em outro Estado do País.
Em casos em que o estudante já frequentou a rede pública de ensino em 2013, a continuidade do curso na rede pública é feita automaticamente e a vaga é garantida para a sequência do ano letivo.
Crianças com idade mínima de seis anos completos e que cursaram a pré-escola pública, também é automático o cadastramento, inclusive com o ingresso no 1° ano do Ensino Fundamental, neste caso, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.
Entre os dias 7 e 17 de janeiro, em conjunto com o prazo de matrículas, a Secretaria abre também o período de transferência por deslocamento. Para isso, os responsáveis pelos alunos que mudaram de endereço deverão comparecer à escola mais próxima de sua nova casa, com documentos que comprovem a mudança.
O período letivo de 2014 terá alterações em comparação ao de 2013 devido à realização da Copa do Mundo no Brasil. O calendário escolar da rede estadual mantém os 200 dias letivos, no entanto, o período de férias será realizado entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos do Mundial.
Fonte: RAC
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98