A temporada de cruzeiros 2023/2024, iniciada em outubro do ano passado, promete ser a maior dos últimos dez anos no Brasil. Estendendo-se até maio, com uma duração de 195 dias, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), em Santos, é o epicentro dessa movimentação turística. Este ano, Santos espera receber cerca de 1 milhão de passageiros, evidenciando o papel crucial do maior porto do Brasil no turismo marítimo.
O Concais, localizado estrategicamente em Santos, será o ponto de embarque e desembarque para cinco navios de cruzeiro que realizarão viagens regulares. Entre eles estão o MSC Grandiosa, MSC Preziosa, MSC Armonia, Costa Diadema e Costa Favolosa. A presença destas embarcações não só eleva o perfil turístico de Santos, mas também contribui significativamente para a economia local. A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo monitora atentamente os impactos econômicos e turísticos gerados por esta atividade.
A expectativa é que, durante a alta temporada, a Baixada Santista receba um total de 2,8 milhões de visitantes. Além dos passageiros dos cruzeiros, muitos turistas são atraídos pelos atrativos locais, incluindo a extensa faixa litorânea de Santos. Este influxo turístico é uma excelente oportunidade para promover os destinos regionais, beneficiando não só o setor de turismo, mas também a economia local de maneira mais ampla.
O impacto financeiro estimado para a cidade de Santos com a temporada de cruzeiros é de R$ 640 milhões. Este valor reflete não apenas o gasto dos turistas em serviços como transporte, alimentação e hospedagem, mas também o impulso econômico mais amplo relacionado ao turismo. O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, enfatiza a importância dos cruzeiros para o estado de São Paulo, destacando o papel dos cruzeiros na geração de empregos, infraestrutura turística e promoção cultural.
Além dos benefícios econômicos imediatos, a indústria de cruzeiros é uma importante fonte de empregos, tanto diretos quanto indiretos, para os residentes locais. Isso inclui desde trabalhadores portuários até guias turísticos. A Cruise Lines International Association (CLIA) prevê a geração de 80 mil empregos no setor para este ano. Adicionalmente, os investimentos em infraestrutura turística, como aprimoramento de portos e terminais de cruzeiros, trazem benefícios duradouros para o turismo local.
Com informações do Governo do Estado de São Paulo.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98