A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o fim de semana será marcado pela atuação de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, com efeitos indiretos em diversas regiões paulistas a partir deste sábado.
Segundo o órgão, não há previsão de impactos relevantes para esta sexta feira, mas as mudanças no tempo começam a ser percebidas ao longo do sábado e seguem no domingo, com aumento da instabilidade atmosférica.
Frente fria traz pancadas de chuva fortes e isoladas
Embora o ciclone deva se posicionar majoritariamente sobre o Uruguai, com deslocamento para o oceano, sua interação com a frente fria favorece a formação de pancadas de chuva intensas e localizadas em São Paulo.
As áreas com maior potencial para temporais incluem regiões que fazem divisa com o estado do Paraná e a faixa leste paulista. Nesses locais, podem ocorrer chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo de forma isolada.
De acordo com os modelos meteorológicos, não há indicação de acumulados expressivos de chuva, o que reduz o risco de alagamentos generalizados, embora episódios pontuais não possam ser descartados.
Temperaturas seguem elevadas, com leve alívio no fim de semana
Mesmo com a chegada da frente fria, o calor continua predominando em grande parte do estado, com leve moderação nas temperaturas ao longo do fim de semana.
Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas variam entre 21°C e 33°C. Já na Baixada Santista, os termômetros ficam entre 25°C e 35°C.
No interior e nas regiões norte e oeste do estado, as máximas seguem elevadas, podendo chegar a 35°C em áreas como Vale do Paraíba, Litoral Norte, Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. No Vale do Ribeira e na região de Itapeva, os termômetros podem atingir 37°C.
Em áreas de maior altitude, como a Serra da Mantiqueira, as temperaturas são mais amenas, com mínimas em torno de 15°C e máximas que não ultrapassam 26°C.
Defesa Civil reforça atenção aos alertas
A Defesa Civil segue monitorando a evolução das condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar os alertas oficiais, especialmente durante a ocorrência de temporais isolados.
O órgão reforça a importância da adoção de medidas de autoproteção, principalmente em áreas vulneráveis, como evitar locais abertos durante tempestades, não se abrigar sob árvores e redobrar a atenção em regiões sujeitas a alagamentos pontuais.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









