Obra de combate a enchente faz parte do parque em implantação às margens do córrego Santa Clara
As obras para implantação do reservatório de contenção de enchentes às margens do córrego Santa Clara, entre o Parque Gabriel e o Jardim Santa Fé, avançam. A Prefeitura de Hortolândia realiza obras de adequação da rede coletora de esgoto onde será construída a lagoa de contenção de cheias, intervenção que antecede a escavação do reservatório.
A barragem é uma das ações do projeto de implantação do parque linear que vai do Jd.Santa Clara do Lago até o entroncamento da avenida Olívio Franceschini, no Parque Gabriel, uma extensão de cerca de três quilômetros. Para realizar a obra, a Prefeitura investe R$ 32,3 milhões, uma parceria com o governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Com a construção da barragem, localizada entre o Parque Gabriel e o Jd. Santa Fé, a Prefeitura conseguirá controlar águas de chuva e evitar enchentes. O reservatório tem capacidade para armazenar cerca de 520 milhões de litros d´água.
Na margem córrego, a Prefeitura implantará uma área de lazer. O projeto prevê pista de caminhada com piso de concreto intertravado, dois parques infantis, três estações de ginástica, campo society, 80 bancos, 62 unidades de lixeiras, área para a prática de exercícios de alongamento, 44 postes de iluminação, plantio de árvores nativas, recuperação da mata ciliar, além de ciclovia. Duas pontes japonesas vão proporcionar a travessia de pedestres, possibilitando passeios pelo outro lado do córrego.
“Esta obra vai garantir mais qualidade de vida aos moradores e evitará alagamentos nas ruas aos arredores do Parque Chico Mendes, região central”, disse o prefeito Antonio Meira, durante visita ao canteiro de obras, nesta semana.
A previsão da Prefeitura é de concluir a obra em 18 meses. De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Reis, a construção do reservatório do Parque Santa Fé dá continuidade às ações de combate à enchente em realização pela Prefeitura.
Outros dois reservatórios estão em construção às margens do Ribeirão Jacuba, na Região do Carmem Cristina, com o objetivo de reter a água e evitar inundações no Centro. Juntos, eles terão capacidade para armazenar 1,2 bilhão de litros d´água.
“Essas obras fazem parte do plano regional de combate à enchente que envolve municípios da bacia do Ribeirão Quilombo, desenvolvido pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Os reservatórios em construção vão acabar com inundações em Hortolândia e contribuirão para minimizar alagamentos em municípios vizinhos, a exemplos de Sumaré e Americana”, explicou o secretário.
Corredor Verde
Com o início das obras do Parque Linear do Jardim Santa Fé, o prefeito Antonio Meira dá continuidade à implantação do Corredor Ecológico de Hortolândia, uma extensão de 6,3 quilômetros quadrados de áreas públicas de preservação, lazer e recreação.
Para implantar o Corredor Ecológico, a Prefeitura constrói parques lineares, recupera nascentes d´água, realiza obras de combate à enchente, amplia espaços de lazer e recreação, tira famílias da beira de córregos, promove a regularização fundiária de áreas, além de criar ciclovias.
Também são parte do Corredor Ecológico, a implantação do Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central, a canalização do Ribeirão Jacuba e instalação do Parque Renato Dobelin, localizado às margens do Ribeirão Jacuba (Centro), além de dois reservatórios de contenção de enchentes, na região do Jardim Minda.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98