Nossa Cidade

Prefeitura avança na construção de reservatório do Parque Santa Fé

Obra de combate a enchente faz parte do parque em implantação às margens do córrego Santa Clara

reservatório parque Santa Fe

Anuncio


As obras para implantação do reservatório de contenção de enchentes às margens do córrego Santa Clara, entre o Parque Gabriel e o Jardim Santa Fé, avançam. A Prefeitura de Hortolândia realiza obras de adequação da rede coletora de esgoto onde será construída a lagoa de contenção de cheias, intervenção que antecede a escavação do reservatório.

A barragem é uma das ações do projeto de implantação do parque linear que vai do Jd.Santa Clara do Lago até o entroncamento da avenida Olívio Franceschini, no Parque Gabriel, uma extensão de cerca de três quilômetros. Para realizar a obra, a Prefeitura investe R$ 32,3 milhões, uma parceria com o governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Com a construção da barragem, localizada entre o Parque Gabriel e o Jd. Santa Fé, a Prefeitura conseguirá controlar águas de chuva e evitar enchentes. O reservatório tem capacidade para armazenar cerca de 520 milhões de litros d´água.

Na margem córrego, a Prefeitura implantará uma área de lazer. O projeto prevê pista de caminhada com piso de concreto intertravado, dois parques infantis, três estações de ginástica, campo society, 80 bancos, 62 unidades de lixeiras, área para a prática de exercícios de alongamento, 44 postes de iluminação, plantio de árvores nativas, recuperação da mata ciliar, além de ciclovia. Duas pontes japonesas vão proporcionar a travessia de pedestres, possibilitando passeios pelo outro lado do córrego.

“Esta obra vai garantir mais qualidade de vida aos moradores e evitará alagamentos nas ruas aos arredores do Parque Chico Mendes, região central”, disse o prefeito Antonio Meira, durante visita ao canteiro de obras, nesta semana.

A previsão da Prefeitura é de concluir a obra em 18 meses. De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Reis, a construção do reservatório do Parque Santa Fé dá continuidade às ações de combate à enchente em realização pela Prefeitura.

Outros dois reservatórios estão em construção às margens do Ribeirão Jacuba, na Região do Carmem Cristina, com o objetivo de reter a água e evitar inundações no Centro. Juntos, eles terão capacidade para armazenar 1,2 bilhão de litros d´água.

“Essas obras fazem parte do plano regional de combate à enchente que envolve municípios da bacia do Ribeirão Quilombo, desenvolvido pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Os reservatórios em construção vão acabar com inundações em Hortolândia e contribuirão para minimizar alagamentos em municípios vizinhos, a exemplos de Sumaré e Americana”, explicou o secretário.

Corredor Verde

Com o início das obras do Parque Linear do Jardim Santa Fé, o prefeito Antonio Meira dá continuidade à implantação do Corredor Ecológico de Hortolândia, uma extensão de 6,3 quilômetros quadrados de áreas públicas de preservação, lazer e recreação.

Para implantar o Corredor Ecológico, a Prefeitura constrói parques lineares, recupera nascentes d´água, realiza obras de combate à enchente, amplia espaços de lazer e recreação, tira famílias da beira de córregos, promove a regularização fundiária de áreas, além de criar ciclovias.

Também são parte do Corredor Ecológico, a implantação do Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central, a canalização do Ribeirão Jacuba e instalação do Parque Renato Dobelin, localizado às margens do Ribeirão Jacuba (Centro), além de dois reservatórios de contenção de enchentes, na região do Jardim Minda.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo