Um homem de 62 anos suspeito de integrar um esquema criminoso investigado pela Polícia Civil contra empresas de valores foi morto durante uma operação que cumpre mandados de prisão, busca e apreensão, e tem apoio das polícias Militar e Científica em quatro estados. Ele era alvo das decisões judiciais, resistiu quando houve a abordagem e foi baleado, na manhã desta terça-feira (20).
A operação apura o mega-assalto a uma transportadora de valores de Guarapuava (PR) em abril deste ano e outros crimes envolvendo domínio dos criminosos em diferentes pontos das cidades, com bloqueio de vias, incêndio de veículos e moradores reféns usados como escudos humanos para os ladrões.
O suspeito morto foi identificado como um dos líderes da quadrilha, e se chamava Antônio Gomes Silva, mais conhecido como “Véio”
As ocorrências foram em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, de acordo com as investigações. Ao todo, 74 mandados foram cumpridos nesta terça.
Os alvos respondem pelos crimes de organização criminosa, latrocínio, incêndio e explosão, porte ilegal de armas de fogo e explosivos, dano qualificado, receptação, sequestro e cárcere privado. Ainda não há um balanço geral da operação, com total de presos e do material apreendido
5.200,00 em espécie
8 relógios
Uma pistola .380
Uma placa de carro que estava escondida, enterrada.
Os criminosos compravam itens de luxo, viagens, bancavam procedimentos estéticos e ostentavam riqueza nas redes sociais, com o dinheiro levantado nos crimes.
Eles se organizavam para realizar o chamado “domínio do município”, fechando os acessos das cidades e agindo com violência e armamento pesado, nos assaltos, como ocorreu em Guarapuava (PR) – veja no infográfico abaixo. A investigação apontou que eles têm passagens por outros crimes, como roubo a banco e de cargas, tráfico de armas e drogas, extorsão mediante sequestro.
Os 74 mandados foram cumpridos em:
Paraná: Curitiba, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Maringá, Mandirituba, Ortigueira, Pinhais, Tibagi e Piraquara.
São Paulo: Piracicaba, Hortolândia, Embu-Guaçu, Campinas, São Bernardo do Campo, Itatiba e Itapecerica da Serra.
Santa Catarina: Barra velha.
Fonte: PM do Paraná
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98