Connect with us

Policial

Polícia Militar inicia testes com viaturas elétricas

Publicado

em

A Polícia Militar de São Paulo inicia no próximo dia 1o de setembro um período de 90 dias de avaliação de desempenho com veículos elétricos dedicados ao trabalho policial. Três viaturas já estão à disposição do CPA/M-5 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), na zona oeste da Capital, e serão utilizadas no programa de ronda escolar e atendimento de chamadas pelo 190 na área do 23o BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano). A região foi definida por concentrar o maior número de pontos de recarga de carros elétrico na cidade.

O principal objetivo do projeto é aferir a operacionalidade dos veículos, levando-se em conta as características dessa tecnologia, como tempo de recarga das baterias, resposta na aceleração e sistemas de freios. Também serão avaliadas algumas peculiaridades dos carros elétricos, como baixo ruído e possível economia em manutenção em virtude da inexistência de vários componentes mecânicos presentes nos modelos movidos à combustão.

Nesta etapa do processo serão utilizados dois veículos Leaf, da companhia japonesa Nissan, e um I5, da chinesa BYD. Os testes ocorrem sem custos para o Estado e as fabricantes foram definidas por meio de uma audiência civil pública, para a qual foram convidadas todas as empresas do segmento. As viaturas foram recebidas adesivadas e com equipamentos de navegação por GPS, sinais luminosos, sirenes e radiocomunicação, instalados.

“Nesse projeto-piloto vamos avaliar a operacionalidade e a gestão desse equipamento, como tempo de recarga e a resposta ao serviço de patrulhamento. Além de ser um veículo 100% movido a energia limpa, temos a expectativa de redução em custos de manutenção e também de equipar a Polícia Militar com alternativas de fontes de energia para suas viaturas. Existem protocolos internacionais de redução na fabricação de modelos movidos à combustão e também estaremos preparados para eventuais crises no fornecimento de combustíveis fósseis”, explica o Tenente Coronel Carlos Henrique Lucena, responsável pelo projeto.

Ao final do período de três meses, o CMM (Centro de Motomecanização da Polícia Militar) vai produzir um relatório com os resultados da avaliação e todas as especificações técnicas necessárias aos processos licitatórios. Se a tecnologia for aprovada, o documento poderá ser utilizado em possíveis propostas de compra da PM e de demais órgãos públicos interessados em adquirir modelos elétricos. A expectativa da Polícia Militar é trocar parte de sua frota, que atualmente é de 20 mil veículos, por modelos com zero emissão de carbono.

Instrução

Todos os policiais militares que utilizarão as novas viaturas passaram por um curso de instrução nos dias 26 e 27 de agosto, na sede do CPA/M-5. Técnicos das fabricantes transmitiram aos agentes informações detalhadas sobre a tecnologia, normas de segurança e operação dos sistemas internos, além de características de dirigibilidade. Cerca de 90 policiais tiveram o primeiro contato e puderam experimentar os equipamentos.

Policial

Homem é preso por falsificação de bebidas no Minesota em Sumaré

Publicado

em

Na noite de domingo (26), policiais foram acionados via rádio para atender uma ocorrência de possível falsificação de bebidas alcoólicas, no Jardim Minesota em Sumaré.

Pelo local, contato com a dona da residência, que autorizou a entrada da equipe na residência onde no quintal dos fundos, foram constatados diversos materiais utilizados para a falsificação de bebidas, como garrafas vazias e cheias, caixas, bebidas em barris e maquinário.

O irmão da proprietária chegou pelo local por volta das 22h00 e admitiu a equipe que todo o material relacionado a falsificação das bebidas é dele. Após contato com a polícia civil, foi acionado perícia pelo local. As viaturas preservaram o local.

Diante dos fatos o indivíduo foi conduzido ao Departamento Policial para apresentação da ocorrência. Pelo local o fotógrafo, e perímetro fizeram perícia do local. Indivíduo ficou á disposição da justiça.

Continue Lendo

Policial

Homem é preso após furtar fios de igreja no Auxiliadora

Publicado

em

Na madrugada de sábado (25), policiais foram acionados via rádio para verificar ocorrência de furto em andamento pela igreja Congregação Cristã, bairro Auxiliadora, a equipe se deslocou para o atendimento.

Pelo local equipe se deparou com um indivíduo estava em cima do muro da igreja, porém ao avistar a equipe policial, indivíduo voltou e se escondeu. Equipe visualizou o indivíduo, dando voz de parada e depois de verbalizar indivíduo pulou para o lado de fora onde estava a equipe. Realizada abordagem, com o indivíduo, foi localizado uma serra de cortar ferro.

Após averiguar o local foi constatado que o indivíduo tinha cortado os fios de energia e retirado o medidor de energia elétrica bem como alguns fios de energia e uma ferramenta de corte (turquesa), utilizada para o corte dos fios que estavam caídos próximo do muro onde o mesmo iria se evadir, foi dada voz de prisão e feito o uso de algemas no indivíduo, pelo receio de fuga.

Diante dos fatos indivíduo e os objetos do furto foi encaminhado ao plantão policial onde após ciência autoridade de plantão ratificou a prisão em flagrante de furto, deixando o indivíduo a disposição da justiça e liberando os objetos do furto ao responsável da igreja.

Continue Lendo

Policial

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva no Recreio Alvorada

Publicado

em

sirene policia

Na manhã de quinta-feira (23), policiais militares foram acionados via rádio ao chegar para comparecer no bairro Chácara Recreio Alvorada em Hortolândia para atender uma ocorrência de violência domestica.

Pelo local foi feito contato com a vítima, onde ela informou que o seu companheiro a agrediu após uma discussão, a vitima já tinha medida protetiva contra o homem.

Diante dos fatos foram conduzidos até o plantão policial de Hortolândia onde o delegado de plantão deu voz de prisão para o indivíduo por descumprimento de medida protetiva.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares