Uma mega operação integrada de fiscalização foi realizada na Região Metropolitana de Campinas (RMC) para combater o mercado ilegal e a comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas. A ação, realizada na última sexta (5), denominada Operação Autenticidade, mobilizou 381 agentes das Guardas Municipais das 20 cidades que compõem a região, além de equipes da Polícia Civil, Polícia Federal, Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
Até agora, 130 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando na detenção de 13 pessoas, na apreensão de 48 tipos de produtos, entre bebidas, cigarros e alimentos vencidos, e no lacre de 13 estabelecimentos. Somente em Campinas, trinta e três adegas foram fiscalizadas e oito pessoas foram conduzidas ao Distrito Policial por crimes relacionados à venda de bebidas falsificadas, alimentos vencidos, furto de energia e contravenções penais (máquinas de caça-níquel).
Segundo a presidente da Abrabe, Cristiane Foja, a ação integrada é de extrema relevância para o combate à ilegalidade. “Essa é uma resposta à sociedade de que quem coloca o consumidor em risco não sairá impune. Foi a maior operação de combate ao mercado ilegal que já fizemos parte. Parabenizamos os integrantes do Centro de Inteligência Metropolitana da região de Campinas, GCM, Polícia Civil e Vigilância Sanitária que participaram dessa importante operação”, ressalta a presidente.
A operação visa garantir o consumo seguro de bebidas alcóolicas e combater à ilegalidade. “Ė uma ação grande que protege a população uma vez que os órgãos fiscalizadores retiram de circulação produtos indevidos para o consumo, produtos falsificados, bebidas alcoólicas fora da data de validade e outras irregularidades, atuando no crime contra a saúde pública. Além disso, a atuação conjunta dos órgãos de segurança e fiscalização reforça a importância da integração regional no combate a crimes”, destacou o Secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi.
A ação foi coordenada pelo Centro de Inteligência Metropolitano (CIM), criado em maio deste ano para articular os núcleos de inteligência das Guardas Municipais das 20 cidades da RMC. O objetivo do CIM é fortalecer a cooperação regional, viabilizar o compartilhamento de dados estratégicos e promover operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade. Esta foi a segunda grande operação coordenada pelo órgão, após a que combateu a receptação de fiação de cobre e telefonia de origem ilícita.
A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) reúne as principais indústrias de bebidas do país, representando um setor estratégico para a economia brasileira. A entidade atua no fortalecimento do mercado, na promoção do consumo responsável e no combate à ilegalidade, como a falsificação e o contrabando de bebidas. A Abrabe também mantém diálogo constante com autoridades públicas e parceiros institucionais para garantir segurança ao consumidor, ampliar a arrecadação tributária e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










