Um “asilo clandestino” foi denunciado no Parque dos Pinheiros, em Hortolândia. Uma auxiliar de enfermagem foi acusada de manter três idosos num imóvel inadequado no bairro. Eles estavam num quarto no fundo de uma residência, em condições precárias, mas não apresentavam sinais de agressão. A Polícia Militar identificou o local na noite de anteontem, após receber uma denúncia anônima. Os três foram transferidos para uma clínica e passam bem. O caso foi registrado no plantão Policial de Hortolândia e continuará sendo apurado pela Polícia Civil.
Os aposentados foram identificados como Nilton Vianna Pinto, 85 anos, Epaminondas de Souza Rodrigues, 53 anos e João Luiz Leopoldino, 61 anos, foram encontrados por policiais militares no fundo da residência de D.L.B., 27 anos, no Parque dos Pinheiros. Ela disse que uma ex-patroa, proprietária de um asilo em Monte Mor, teria pedido o espaço para deixar os idosos durante o final de semana. Os três homens vieram de uma clínica, que está em reformas. A proprietária da residência informou que eles voltariam para Monte Mor no próximo fim de semana.
Os policiais constataram que os idosos estavam debilitados e sob a responsabilidade da auxiliar de enfermagem E.B.M., 33 anos. Ela compareceu na residência e garantiu que iria providenciar um local adequado para levar os idosos. Horas depois, ela retornou e disse que havia encontrado três vagas na clínica Recanto dos Idosos, localizada no bairro Chácaras Recreio Alvorada, em Hortolândia.
Antes da auxiliar de enfermagem retornar, os policiais solicitaram ajuda do Pronto Socorro do Hospital Municipal Mário Covas, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do serviço de assistência social da Prefeitura de Hortolândia, uma vez que o alojamento estava em “condições precárias”. Os idosos não quiseram comentar o assunto.
Um responsável pela clínica onde os três aposentados foram transferidos informou que dois deles, “aparentemente” possuem sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Um dos idosos possui lesões nas costas, que segundo informações da antiga tutora, foi ocasionado pela reação de uma medicação. A clínica Recanto dos Idosos disse que eles estão sendo bem cuidados e que conseguiu contato com duas famílias, que devem retirá-los do local ainda nesta quarta-feira. A reportagem tentou falar com a auxiliar de enfermagem E.B.M., mas o celular dela permaneceu desligado durante toda à tarde de hoje.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98