A Região Metropolitana de Campinas (RMC) deve abrir 16.535 vagas temporárias no comércio nos próximos meses, impulsionadas por datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, segundo o departamento de economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).
Esse número representa um aumento de 4,06% em comparação ao mesmo período de 2023. Das vagas abertas, 7.811 serão destinadas às lojas de Campinas, o que indica um crescimento de 3,86% em relação ao ano anterior. A maioria das oportunidades será criada para o Natal – veja mais detalhes a seguir.
O economista da Acic, Mário Eduardo Campos, ressalta que o aumento nas vagas temporárias é um sinal de aquecimento do mercado em comparação aos anos anteriores.
“Já percebemos esse crescimento no primeiro semestre deste ano. Agora, com a chegada do segundo semestre e as festividades de fim de ano, esperamos um aumento ainda maior no número de oportunidades. Esse avanço reflete a retomada econômica pós-pandemia e traz perspectivas positivas”, afirma Mário.
Vagas temporárias no comércio por datas comemorativas:
- Dia das Crianças: A Acic projeta um crescimento de 2,83% na demanda por mão de obra temporária no comércio de Campinas, com a abertura de 1.455 vagas, comparado a 1.415 vagas criadas em 2023.
- Black Friday: Estima-se que 134 vagas sejam abertas, um aumento de 3,88% em relação ao ano anterior.
- Natal: A maior alta, de 4,10% em comparação a 2023, com a abertura de 6.222 vagas.
Nas 20 cidades da RMC, a estimativa é de 2.687 vagas temporárias para o Dia das Crianças, 246 para a Black Friday e 13.602 para o período de Natal.
Cidades que compõem a RMC:
Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Competências procuradas para vagas no comércio:
De acordo com a Acic, o varejo busca candidatos com as seguintes competências comportamentais:
- Ser atencioso, com postura e educação;
- Boa habilidade de relacionamento interpessoal;
- Afinidade com o produto a ser vendido;
- Contribuir para uma boa experiência de compra;
- Evitar induzir o cliente a compras equivocadas, entendendo que alcançar metas é consequência de um bom atendimento.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98