A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) intensificou a vacinação contra a febre amarela nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto, enviando 130 mil doses após a confirmação de cinco casos em primatas. Os exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) confirmaram a presença do vírus em um macaco em Pinhalzinho e outros quatro em Ribeirão Preto.
De acordo com a SES-SP, os primatas não transmitem a febre amarela, mas são importantes sentinelas para monitorar a circulação do vírus. A vacinação seletiva está sendo direcionada para pessoas não vacinadas nas áreas afetadas. “A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle”, reforçou Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças (CCD/SES-SP).
Para atender a demanda, foram enviadas 55 mil doses para Ribeirão Preto e 75 mil para Campinas. Apesar de não haver registros de febre amarela urbana no Brasil desde 1942, a infecção ocorre por mosquitos silvestres em zonas de mata. Por isso, a SES-SP orienta a população a informar macacos mortos ou doentes às autoridades sanitárias para reforçar o monitoramento.
Em reunião com o município de Ribeirão Preto, a SES alinhou estratégias de vacinação e controle de vetores, além de revisar protocolos para atendimento de casos suspeitos. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) também promoverá reuniões com regionais para intensificar as ações preventivas.
Sintomas e vacinação
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre súbita, calafrios, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de imunização e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado.
Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda duas doses para crianças menores de 5 anos (aos 9 meses e 4 anos) e dose única para maiores de 5 anos. Para viajantes que pretendem visitar áreas de mata, a vacinação deve ser feita com pelo menos 10 dias de antecedência, garantindo proteção adequada.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98