Programa de capacitação desenvolvido pela Alura Para Empresas é o maior investimento em educação voltado aos servidores já aprovado pela universidade
Segundo a pesquisa Educação Tech & Eficiência Operacional das Empresas, realizada pela Alura Para Empresas em parceria com a FIAP, as companhias que criam ações de treinamento em tech observam um aumento de 64% na produtividade e 45% no engajamento dos seus colaboradores. Diante dessas perspectivas, a Unicamp firmou parceria com a Alura Para Empresas, solução corporativa de desenvolvimento de pessoas em tecnologia, para criar um programa de capacitação com foco em alavancar as habilidades digitais dos colaboradores.
A aliança nasceu com a proposta de melhorar processos internos da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da universidade, mas logo se expandiu para os instrutores da Escola de Educação Corporativa (Educorp). No total, são mais de 320 colaboradores participantes, que terão acesso a uma capacitação personalizada e a mais de 1,4 mil cursos, que abrangem temas como Data Science, inovação e Inteligência Artificial (IA), além de acesso a palestras e programas específicos para melhorias de sistemas, ou mesmo para o desenvolvimento de carreira.
“Após implantarmos o programa, entendemos a dimensão da capacitação e a amplitude dos cursos disponíveis. Isso nos fez perceber que muitos outros setores da Unicamp também poderiam se beneficiar e optamos por ampliar o projeto. Em um curto período de tempo, o nosso objetivo é estender ainda mais essa capacitação, atingindo todos os setores da instituição”, conta o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles.
Para o reitor, a tecnologia da informação é uma área ampla, que afeta todos os outros setores do negócio. “Saber como usar as novas tecnologias e nos apropriar delas, de forma a desenvolver o que fazemos enquanto instituição de ensino e pesquisa, é o nosso desafio”, diz.
O diretor executivo da Educorp/Unicamp, Edison Lins, destaca que este é o maior investimento em educação voltado aos colaboradores de tecnologia já aprovado pela Unicamp. “Esta parceria é fundamental para ampliar os nossos serviços, aprimorar a formação dos profissionais e melhorar as atividades de gestão”.
Edson Luiz Kitaka, coordenador técnico da Educorp, ressalta ainda o grande avanço não apenas no que diz respeito ao investimento, mas também à inovação da Unicamp ao incorporar profissionais administrativos na capacitação, anteriormente direcionada exclusivamente aos profissionais de TI.
Segundo Matheus Marchetti, coordenador acadêmico, a parceria tem sido positiva até mesmo para a grade curricular aplicada pela universidade. “Hoje, 90% dos cursos que ministramos são criados pela própria Unicamp. Agora, com a parceria, nós desenvolvemos os nossos cursos e a Alura Para Empresas entra com a plataforma, o que nos permite escalar o projeto. Eles ainda nos auxiliam a estar por dentro do que há de novo no mercado”, explica.
Por meio da plataforma, os gestores dos times da Unicamp conseguem ainda acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores nos cursos escolhidos. Adriano Almeida, COO e Co-founder da Alura, destaca a importância desse movimento em meio à realidade atual.
“Se antes falávamos em carreiras em tecnologia, hoje falamos que a tecnologia está sendo aplicada em todas as carreiras. As habilidades digitais estão cada vez mais presentes em nossos processos e rotinas, com a IA, dados e a automação já solidificadas em nossas vidas pessoais e profissionais. Por isso, é essencial que saibamos como empregá-las no dia a dia”, afirma.
Futuro do projeto
Inicialmente, a parceria para o programa de desenvolvimento possui duração de um ano. No entanto, a Unicamp já prevê a prorrogação da parceria com a Alura Para Empresas. Sobre esse objetivo, Almeida explica: “A Unicamp possui uma mentalidade similar a nossa: a de priorizar o aprendizado constante para utilizar a tecnologia a nosso favor, com as suas diversas possibilidades. Por esse motivo, esperamos que a nossa colaboração com essa grande representante da educação no País cresça cada vez mais, ajudando a desenvolver e reter talentos, aumentar a performance das equipes, buscar novas formas de conhecimento e promover a inovação”, conclui.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98