Connect with us

Nossa Região

Umidade relativa do ar entra em estado de emergência em Campinas

Publicado

em

soltempo

 A umidade relativa do ar (URA) em Campinas caiu para 11,8% às 15h20 da tarde desta quarta-feira, dia 25 de agosto e entrou no Estado de Emergência. A informação da queda é da Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte

Quando índice da URA fica abaixo de 12% é decretado do Estado de Emergência. Nesta situação, é preciso observar as recomendações para os Estados de Atenção e de Alerta.

Entre as medidas estão: a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc. Outra orientação diz respeito à suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc., também entre 10 e 16 horas, e manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e de hospitais, entre outros.

A umidade relativa do ar foi diminuindo com o passar do dia e o aumento da temperatura. O Departamento de Defesa Civil deu informe de Estado de Alerta no fim da manhã de hoje, quando a umidade relativa do ar atingiu o índice de
19,8%, às 11h20. O Estado de Alerta se dá quando a URA fica entre 20 e 12%.

Campinas já estava em Estado de Atenção desde 9h20 da manhã, quando foi registrada a URA de 27,8%, ou seja, abaixo dos 30%. O Estado de Atenção é ocorre quando a umidade fica entre 20 e 30%.

É importante seguir as recomendações de aumentar a hidratação com maior ingestão água; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, irrigação de jardins etc. Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Nossa Região

Em parceria com OAB, CR de Sumaré inaugura Sala de Apoio para Advogados

Publicado

em

O Centro de Ressocialização de Sumaré inaugurou na manhã desta quinta-feira, 23, a Sala de Apoio para Advogados – um espaço com mesa, assentos confortáveis, computador e impressora – para melhor receber o profissional de Direito.

A solenidade aconteceu respeitando todas as medidas contra o coronavírus, contando apenas com a presença de alguns advogados e dos servidores da unidade prisional. Após o descerramento da placa, o Presidente da OAB – Subseção de Sumaré, Vanderlei César Corniani falou sobre a importância de manter um espaço para os profissionais que atendem aos custodiados da unidade prisional.

“Ter um ambiente adequado para os atendimentos dos profissionais é importante para que estes tenham um melhor desempenho no desenvolvimento de suas atividades”.

As tratativas para criação do local começaram a ocorrer em junho, em parceria com a OAB, quando Corniani e o Presidente da Comissão de Relações Públicas da Ordem, Fábio Pinto Bastidas estiveram no CR. Atualmente, a unidade conta com 10 advogados que conseguem realizar cerca de 20 atendimentos por semana.

Para o diretor do Centro de Ressocialização, Dalber Possato, a parceria contribui para estreitar os laços entre o sistema prisional e a Ordem, além de ampliar o processo de ressocialização proposto pela SAP.

A cerimônia teve a participação de Corniani; de Bastidas; do Vice-Presidente da OAB/SP Subseção de Sumaré, Maurílio de Barros; da Secretária Geral Adjunta da OAB/SP Subseção Sumaré, Eliana Regina Cordeiro Bastidas; e das advogadas Maria de Nazaré Abreu de Moura e Neusa Ruana Netto Corniani.

*Por Amanda de Oliveira

Continue Lendo

Nossa Região

Shopping Dom Pedro distribui 500 mudas de ipês

Publicado

em

O Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae, realizou a entrega de 500 mudas de ipês nesta terça-feira, 21, Dia da Árvore. Os clientes puderam retirar gratuitamente a semente, com vaso, terra e pá para plantio, na Praça BeGreen, na Entrada das Árvores.

“O Parque D. Pedro Shopping tem como um de seus pilares estratégicos a sustentabilidade, promovendo sempre iniciativas sustentáveis e que incentivem boas práticas. Com a chegada da Praça BeGreen no começo deste mês, intensificamos ainda mais nosso compromisso com o meio ambiente e, por isso, realizamos a entrega dessas mudas, destacando a conscientização sobre a data e gerando senso de responsabilidade socioambiental na região por meio do plantio da espécie”, explica o superintendente Marcelo Zaffalon. A fazenda BeGreen ocupa um espaço de 1,3 mil metros quadrados para o cultivo mensal de 2,2 toneladas – ou mais de 30 mil pés – de hortaliças livres de agrotóxicos e com economia de 90% de água na produção.

Praça BeGreen ganha programação infantil
Durante todo o mês de setembro, a área de eventos do BeGreen conta com aulas, todas as quintas-feiras, a partir das 18h30, ministradas pelo Chef Helton Pereira. Elas são focadas em culinária saudável e sustentável. No dia 23, o chef ensina receitas de antepastos veganos e, no dia 30, uma receita de risoto da saúde.

Já em outubro, o espaço contará com oficinas infantis de montagem de terrários, culinária, reciclagem e scrapbook. Além disso, no dia 10, será realizado o show “Eu vou fazer um som”, do Grupo Encantoré. No dia 17 será a vez do show do Jacarélvis e Amigos. O Grupo Encantoré ainda retorna com dois shows “Gira-Gira” e “O que você vai ser quando crescer”. O Parque D. Pedro Shopping ressalta que toda a programação, assim como o centro de compras, conta com medidas sanitárias, como medição de temperatura, disponibilização de álcool gel e espaçamento entre clientes. Confira a programação completa: Shows Musicais | Praça BeGreen (pracabegreen.com.br

Continue Lendo

Nossa Região

Após dias quentes, frente fria deve chegar na região

Publicado

em

Após registrar o dia mais quente do ano, registrado na última segunda-feira (20) com temperatura de 38,5ºC, na região terão ventos e a chegada de uma frente fria que derrubará bruscamente as temperaturas entre quarta e quinta-feira.

Segundo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no final do dia desta terça-feira (21) são esperadas rajadas de ventos, que podem superar os 80 km/h e causar alguns danos, sobretudo em árvores e edificações mais fragilizadas. Essa condição de vento persiste até a manhã de quinta-feira. Apesar da baixa probabilidade, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, sem indicativos de temporais.  

A previsão para a quarta-feira é de bastante nebulosidade no período da manhã, ventos intensos, temperaturas amenas e baixa amplitude térmica, com mínima prevista em 15°C e máxima em 24°C.  

Ainda de acordo com o Cepagri, na virada de quarta para quinta-feira é esperado mais um declínio nas temperaturas e a quinta-feira deve amanhecer com temperaturas em torno de 12°C.

Entretanto, uma grande amplitude térmica é esperada e a máxima fica em torno de 29°C.   Para o final de semana, são esperadas chuvas, mas sem grandes volumes.

Continue Lendo

Populares