Após quase um ano de especulações, a Toyota confirmou oficialmente o fechamento da fábrica de Indaiatuba (SP). A unidade será desativada no segundo semestre de 2026, como parte da reestruturação da marca no Brasil. A decisão marca uma nova fase da montadora japonesa no país, que já iniciou as obras de ampliação na planta de Sorocaba, também no interior paulista.
Corolla sedã será produzido em Sorocaba
A unidade de Indaiatuba, inaugurada em 1997, é atualmente responsável pela produção do Toyota Corolla sedã, um dos modelos mais vendidos da montadora no Brasil. A produção será transferida para Sorocaba, onde já são montados os modelos Corolla Cross, Yaris hatch e o Etios (os dois últimos apenas para exportação).
A centralização da linha de produção tem como objetivo otimizar recursos e ampliar a capacidade da planta de Sorocaba. Segundo a empresa, não fazia mais sentido manter duas fábricas no país para montar apenas um modelo. A estratégia está alinhada com o novo ciclo de investimentos da marca.
Toyota investirá R$ 11 bilhões até 2030 no Brasil
O fechamento da unidade de Indaiatuba e a expansão da fábrica de Sorocaba fazem parte de um plano de investimentos de R$ 11 bilhões até 2030 no Brasil. A Toyota pretende modernizar sua linha de produção e lançar novos produtos no mercado nacional, com foco em veículos eletrificados.
Entre as principais novidades, estão:
- Yaris Cross: novo SUV compacto híbrido flex, que será lançado em outubro e utilizará a plataforma DNGA, mais simples e voltada para eletrificação.
- Van Toyota Hiace: modelo inédito no Brasil, com motor da picape Hilux, importado da Argentina.
- Corolla GLi Hybrid: nova versão de entrada do sedã com tecnologia híbrida flex, que deverá substituir o Yaris sedã, já descontinuado.
Impacto para os funcionários
A fábrica de Indaiatuba emprega atualmente cerca de 1.500 funcionários. A Toyota ainda não detalhou como será feita a reorganização da mão de obra, mas informou que manterá diálogo com os colaboradores e sindicatos para tratar do processo de transição até 2026.
A expectativa é que parte dos trabalhadores seja reaproveitada em Sorocaba ou realocada para outras áreas da empresa.
Nova fase da Toyota no Brasil
A estratégia da montadora reforça o compromisso com a eletrificação da frota brasileira e com a otimização da produção local. A plataforma DNGA, usada no futuro Yaris Cross, é mais acessível e preparada para atender tanto às versões a combustão quanto híbridas — um movimento alinhado às tendências globais da marca.
Com a nova fase, a Toyota espera fortalecer sua posição no mercado nacional e expandir sua linha de veículos sustentáveis nos próximos anos.
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