23 de junho de 2024
Nossa Região

Projeto Paulínia Educação e Cidadania em parceria com Projeto De Olho nos Rios desperta o interesse pelo meio ambiente

Maio Cidadania

Com o objetivo de sensibilizar e despertar o interesse pelas questões ambientais nos jovens da nossa região, o Projeto Paulínia Educação e Cidadania fez parceria com o Projeto De Olho nos Rios para promover uma série de oficinas com temas como: análise de paisagem, monitoramento da qualidade de água, preservação da fauna e perpetuação da biodiversidade botânica.

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar, também tem parceria com a Petrobras e, dentre outras atividades, capacita crianças e jovens para se tornarem agentes ambientais. Foram cinco os encontros com os participantes do Paulínia Educação e Cidadania, que aconteceram quinzenalmente.

A ação permitiu que as crianças e adolescentes ficassem ainda mais próximos de discussões e atividades práticas relacionadas à questão socioambiental e os encontros contribuíram para que pudessem olhar o seu entorno e perceber melhor a realidade ambiental do território em que vivem. Inclusive, os aproximou do córrego São Domingos – um importante curso d’agua que passa pelo município e pelas proximidades do Parque da Amizade (um dos locais nos quais acontecem as atividades do Paulínia Educação e Cidadania).

De forma lúdica, com jogos e brincadeiras que fortalecessem a conscientização sobre a proteção da nossa biodiversidade, os participantes puderam pensar em como o meio urbano tem impacto sobre as questões ambientais. Conscientizar sobre o nosso meio ambiente é colaborar com o futuro das crianças e adolescentes!

O Paulínia Educação e Cidadania é realizado pelo Paulínia Racing em parceria com a Petrobras e com o apoio da Prefeitura de Paulínia. Já são quase 200 crianças inscritas e as atividades podem ser acompanhadas pelas redes sociais – no Instagram siga o @pec.paulinia, Projeto Paulínia Educação & Cidadania no Facebook – ou por meio de visita ao Poliesportivo do Monte Alegre (às segundas e quartas-feiras) e ao Parque da Amizade (terças e quintas-feiras), sempre de 9h00 às 11h00 e de 13h30 às 15h30. Mais informações pelo telefone (19) 99830-8565.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98