A população de Campinas decidiu através de votação em urna, que ocorreu junto com as eleições gerais, a criação dos distritos da região do Campo Grande e Ouro Verde em Campinas.
Além de votar em candidatos para cinco cargos eletivos – presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual – os eleitores de Campinas,no interior paulista, votaram neste domingo(05/10) um plebiscito. Após a votação normal, eles decidiram a criação de dois distritos na cidade.
Fora feito duas perguntas ao eleitor: “Você é a favor da criação do Distrito de Ouro Verde?” e “Você é a favor da criação do Distrito de Campo Grande?”. Para a opção “sim”, o eleitor digitou 60 na urna. Para o “não”, numero 30. As duas localidades abrangem mais de 200 bairros, onde vivem cerca de 430 mil pessoas, quase 40% da população de Campinas, estimada em 1,15 milhão de habitantes.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral da 33ª Zona de Campinas, Cláudia Sperb, a consulta é importante porque a implantação dos novos distritos terá impacto no orçamento da cidade. “É uma decisão que envolve recursos do município. Quando se criam dois distritos, criam-se subprefeituras. E essa criação demanda custo. Isso tem que ser analisado por toda a população.”
De acordo com Cláudia, a decisão de fazer o plebiscito junto com as eleições é uma forma de racionalizar os recursos. “Uma eleição desse porte não poderia ser feita sozinha. Ela tem que ser feita junto com as eleições gerais ou municipais”, destacou a chefe do cartório, ao ressaltar a economia obtida com a unificação dos pleitos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98