Hortolândia é a única cidade que já possui convênio com a PM e o projeto está em fase mais avançada, a medida deverá ser colocada em prática dentro de 15 dias.
Policiais militares do 19º Batalhão da corporação estão preparando, já para a próxima semana, uma ofensiva para combater a alta incidência de furtos e roubos de veículos em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, as duas maiores cidades que são abrangidas pelo agrupamento, cuja sede fica no Centro de Americana e também atende os municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho.
O anúncio foi feito ao LIBERAL pelo novo comandante do batalhão, tenente-coronel Marcelo Amaral Oliveira, que assumiu o cargo no dia 18 no lugar do tenente-coronel Sérgio Ricardo Kano, e acontece logo após os dados da SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) apontarem crescimento de 62,2% nos casos de furtos de veículos em Americana nos cinco primeiros meses deste ano, ante o mesmo período do ano passado.
Oliveira adiantou, com exclusividade, que estão sendo planejados bloqueios diários e operações conhecidas como “Saturação” – com a presença maciça de viaturas em determinados locais – visando reduzir o número de casos, que tem aumentado nos últimos meses tanto em Americana como em Santa Bárbara. “O que está chamando a atenção da gente são os furtos e roubos de veículos. Considero, principalmente o furto, alto para o padrão da cidade (Americana). Santa Bárbara não foge muito disso também”, comentou o novo comandante da PM.
O tenente-coronel explicou que tem em mãos um levantamento onde estão listados os principais locais e horários em que os ladrões de veículos têm agido nas duas cidades. Com base nesse mapeamento, serão realizadas ações a partir da próxima semana.
Por estratégia, os locais e número do efetivo policial não foram divulgados. “Nosso objetivo principal é a prevenção, para que o crime não ocorra. É bacana quando o policial vai lá e prende, mas o crime já ocorreu. Então, esse é o nosso principal foco: policiamento ostensivo para reduzir esses índices”, declarou Oliveira.
Entre as novas estratégias, ele citou a centralização das equipes de Força Tática e de Rocam (Ronda Ostensiva Com o Apoio de Motocicletas) no comando do Batalhão, que vai coordenar diretamente as ações. Até então, as equipes eram comandadas pelas três companhias da PM, a 1a e a 3a em Americana e a 2ª em Santa Bárbara. Além disso, as ações também serão reforçadas com policiais do setor administrativo e outros policiais que se voluntariarem para trabalhar durante as folgas.
Compartilhamento de imagens pode ajudar
O compartilhamento entre prefeituras e Polícia Militar, de dados das câmeras inteligentes de monitoramento, deverá ser uma importante arma no combate aos furtos e roubos de veículos na região, disseram representantes da PM e Polícia Civil, na tarde de ontem, na Delegacia Seccional de Americana. Em Hortolândia, única cidade que já possui convênio com a PM e onde o projeto está em fase mais avançada, a medida deverá ser colocada em prática dentro de 15 dias.
“Na semana que vem, deverão ser iniciados os testes técnicos de viabilidade”, comentou a tenente coronel Gisélia Bernardes Silvério, comandante do 48o Batalhão da PM, com sede em Sumaré. Com essa medida, assim que a placa de um veículo furtado, roubado ou suspeito é registrada pela câmera, os dados desse veículo são enviados em até três segundos aos tablets instalados nas viaturas policiais.
A proposta é que todos os municípios da região também façam o convênio, permitindo que a medida seja adotada. “A gente vai tentar sensibilizar os prefeitos”, disse o delegado seccional Roberto José Daher. Em Americana, o problema maior é a existência de inúmeras entradas e saídas, comentou o major Carlos Eduardo Fanti, subcomandante do 19o Batalhão da PM. “Para a cidade de Americana, isso (câmeras e medida sugerida) é fundamental, porque é nosso calcanhar de Aquiles”, concluiu.
Fonte: liberal.com.br
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98