Uma nova pesquisa de opinião realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com 719 usuários do Terminal Central de Campinas, revelou que cerca de 90% avaliam que a implantação das catracas no local resultou em mais conforto e segurança. Em outubro de 2022, a circulação no Terminal Central passou a ser exclusiva para usuários do transporte coletivo, mediante o pagamento da tarifa. Catracas eletrônicas foram instaladas nas três entradas.
Junto com as catracas, veio também a tecnologia. No final de outubro de 2022, o Terminal Central recebeu painéis digitais de alta resolução, que trazem informações relevantes para os usuários do transporte público. Neles, é possível consultar os horários das linhas, a previsão do tempo e orientações de práticas seguras dentro do terminal.
Sobre a nova tecnologia, aproximadamente 80% dos entrevistados acreditam que a tecnologia melhorou o acesso à informação sobre o transporte; 5% responderam que não acreditam na melhora e 15% não opinaram.
A pesquisa foi realizada pela equipe de Processo de Gestão da Base de Dados da Emdec, entre os dias 6 e 10 de fevereiro. A reforma dos banheiros também entrou na pauta da pesquisa – 76% dos entrevistados que utilizam o banheiro consideraram as melhorias satisfatórias, assim como a limpeza dos banheiros; 19% acreditam que as mudanças foram ótimas; 5% consideraram que os serviços foram insuficientes.
“Oferecer conforto, segurança e informações confiáveis são nossas prioridades. Por isso, o fechamento do Terminal Central foi um grande sonho e, com muita luta, conseguimos concretizá-lo. A pesquisa de satisfação nos mostra que estamos caminhando no rumo certo”, relata o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Os usuários também puderam apresentar comentários e sugestões para a melhoria do espaço. Aproximadamente 160 pessoas se manifestaram. Entre as sugestões coletadas na pesquisa estão a mudança na forma de pagamento do terminal, a ampliação da frota de algumas linhas, implantação de mais máquinas para recarga do cartão e a expansão dos painéis digitais para todas as plataformas.
Novo posto de atendimento atende a pedidos da última pesquisa
Entre as sugestões coletadas na primeira pesquisa realizada pela Emdec, no final de outubro de 2022, estava a maior disponibilidade de pontos de recarga do Bilhete Único.
Na última terça-feira (14/02), um novo posto de atendimento aos usuários do sistema de transporte coletivo foi ativado na área externa do Terminal Central, na saída para a Rua Visconde do Rio Branco, atendendo as solicitações dos usuários. No local, é realizada a venda de QR Code e recarga de Bilhete Único, a poucos metros da entrada do terminal.
O atendimento aos usuários será feito de segunda a domingo, das 5h às 23h. O posto da Transurc dentro do Terminal Central continua a atender normalmente.
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